• Uma análise do impacto emocional e fisiológico da realidade virtual imersiva no contexto da defesa dos direitos dos animais 

      Nunes, Miriam dos Santos; Dantas, Paulo Victor de Farias; Pizzato, Gabriela Zubaran de Azevedo; Jacques, Jocelise Jacques de; Bruscato, Léia Miotto; Silva, Fábio Pinto da (2020) [Capítulo de livro]
      A realidade virtual imersiva (rvi), por meio da sensação de presença no ambiente sentida pelos usuários, vem se mostrando um importante instrumento para a mudança de comportamento. A presente pesquisa teve como objetivo ...
    • Análise do processo de desenvolvimento de gráficos instrucionais para material didático 

      Souza, Vinícius Nunes Rocha e; Bruscato, Léia Miotto (2017) [Capítulo de livro]
      A linguagem visual e os profissionais encarregados pela sua efetividade e aperfeiçoamento possuem grande importância no atual contexto no qual o ser humano se encontra na contemporaneidade. As imagens visuais, que fazem ...
    • Combinação das técnicas de Brainwriting e Mapa mental aplicada à ideação no design participativo 

      Vieira, Bruna Luz; Fagundes, Cristian Vinicius Machado; Rigo, Fernanda Conrad; Bruscato, Léia Miotto; Scherer, Fabiano de Vargas (2023) [Capítulo de livro]
      Este trabalho tem como objetivo a análise da combinação das técnicas de brainwriting e Mapa Mental, com foco na inserção do usuário no contexto do design participativo. A aplicação das técnicas deu-se em um ambiente acadêmico ...
    • Como fazer genius? : uma análise da ludo motivação em tutoriais makers 

      Alencastro, Yvana Oliveira de; Sperhacke, Simone Lorentz; Pires, Roberto Wanner; Bruscato, Léia Miotto (2017) [Capítulo de livro]
      Esta pesquisa foi realizada durante a na disciplina “Processo de Fabricação Digital como Ferramenta de Projeto” do Programa de Poós-graduação em Design da ufrgs – Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Procurou identificar ...
    • Conteúdos e objetivos pedagógicos para o ensino de desenho em cursos de design 

      Souza, Vinícius Nunes Rocha e; Bruscato, Léia Miotto (2021) [Capítulo de livro]
      Posto que a prática do desenho à mão livre abarca funções que podem contribuir e estimular o processo criativo, impulsionada pela necessidade em construir e reconstruir ideias, os discentes de cursos de design devem dominar ...
    • Criação em design : processos aplicados à concepção de projeto de arquitetura comercial 

      Gasperin, Fernanda Fontana de; Scherer, Fabiano de Vargas; Bruscato, Léia Miotto; Ribeiro, Vinicius Gadis (2021) [Capítulo de livro]
      Design e Arquitetura são áreas de conhecimento próximas: trabalham com questões projetuais e utilizam processos criativos. No Design, é comum o uso de estruturas para sistematizar o processo criativo e incluir diferentes ...
    • Design contra o crime : as diversas formações do pesquisador atuante na área 

      Silva, Guilherme Cardoso da; Rosa, Pâmela Cardoso da; Fraga, Paula Görgen Radici; Bernardes, Mauricio Moreira e Silva; Bruscato, Léia Miotto; Tonetto, Leandro Miletto; Linden, Júlio Carlos de Souza van der (2018) [Capítulo de livro]
      A abordagem “design contra o crime” utiliza o design como ferramenta de modificação da percepção do benefício do crime identificado pelo transgressor, atuando no desenvolvimento de produtos, serviços e ambientes como forma ...
    • Design em pesquisa : vol 2 

      Linden, Júlio Carlos de Souza van der; Bruscato, Léia Miotto; Bernardes, Mauricio Moreira e Silva (Marcavisual, 2018) [Livro]
    • Fabricação digital de conectores : uma forma de inovação em design imobiliário 

      Silva, Guilherme Cardoso da; Rosa, Pâmela Cardoso da; Fraga, Paula Görgen Radici; Bernardes, Mauricio Moreira e Silva; Bruscato, Léia Miotto (2017) [Capítulo de livro]
      O mobiliário desempenha um papel significativo no design de interiores residenciais e é uma forma de autoexpressão. Concomitante a esta ideia, a atividade maker apresenta-se como um agente democratizador, dando às pessoas ...
    • Gráficos para contextos educacionais gamificados 

      Souza, Vinícius Nunes Rocha e; Bruscato, Léia Miotto (2020) [Capítulo de livro]
      Atualmente, diversas áreas investem na descoberta de quais são as qualidades dos jogos que os tornam genuinamente envolventes. A gamificação surgiu a partir desse questionamento e procura combinar a utilização dos elementos ...
    • Métodos de feedback em disciplinas baseadas em projeto : uma análise sistemática 

      Luca, Giovani Simão de; Marostega, Emílio Bier; Linden, Júlio Carlos de Souza van der; Bruscato, Léia Miotto (2020) [Capítulo de livro]
      Em disciplinas baseadas em projeto, o feedback (também chamado de crítica, julgamento e revisão) é um evento-chave para o desenvolvimento do projeto e da própria evolução do estudante. Apesar dessa importância, pouco se ...
    • Modelagem vitrual e processos de fabricação digital como recursos no desenvolvimento de produtos 

      Werlang, Luis Andre Ribas; Carvalho, Nathalia Alborghetti; Abreu, Tiago Moreira de; Bruscato, Léia Miotto (2018) [Capítulo de livro]
      Este estudo aborda questões conceituais e técnicas para à modelagem virtual de produtos através dos softwares Rhinoceros e Grasshopper e aos processos de fabricação digital disponíveis atualmente. Foram selecionados os ...
    • A percepção dos educadores no uso da tecnologia atual de realidade virtual no ensino de design de interiores 

      Costa, Cauê Duarte; Bruscato, Léia Miotto (2020) [Capítulo de livro]
      As tecnologias de Realidade Virtual (rv) ficaram muito em voga nos últimos anos. Os motivos principais para este “renascimento” da rv foram a popularização dos smartphones com potencial gráfico cada vez maior e a criação ...
    • Prefácio 

      Linden, Júlio Carlos de Souza van der; Bruscato, Léia Miotto (2018) [Texto de apresentação/encerramento]
      Resumo não disponível
    • Processo criativo de autores de joias em Porto Alegre 

      Ferreira, Marcia Oliveira; Linden, Júlio Carlos de Souza van der; Bruscato, Léia Miotto (2019) [Capítulo de livro]
    • Veredas Voronoi : processos de fabricação digital aplicados ao design do livro impresso 

      Vieira, Bruna Luz; Fagundes, Cristian Vinicius Machado; Soares, Karine de Vargas; Bruscato, Léia Miotto; Cattani, Airton (2023) [Capítulo de livro]
      Este estudo investiga a relação entre os processos da indústria gráfica e o design paramétrico a partir de técnicas de projeto e fabricação digital. O projeto Veredas Voronoi visa a construção de uma ponte entre diferentes ...