Relinguagens : artistas na contramão no cenário artístico de Porto Alegre, nos anos 1976-1980
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Data
2023Orientador
Nível acadêmico
Mestrado
Tipo
Assunto
Resumo
Esta dissertação investiga o posicionamento experimental de jovens artistas vinculados ao Instituto de Artes da UFRGS, durante o final dos anos 1970, que se colocaram na contramão e ousaram desafiar os padrões conservadores predominantes no cenário artístico de Porto Alegre. Sob a liderança de figuras como Jesus Escobar (1956), Teresa Poester (1954), Karin Lambrecht (1957), Heloisa Schneiders (1955–2005) e Simone Michelin (1956), esse grupo realizou uma série de proposições artísticas que explo ...
Esta dissertação investiga o posicionamento experimental de jovens artistas vinculados ao Instituto de Artes da UFRGS, durante o final dos anos 1970, que se colocaram na contramão e ousaram desafiar os padrões conservadores predominantes no cenário artístico de Porto Alegre. Sob a liderança de figuras como Jesus Escobar (1956), Teresa Poester (1954), Karin Lambrecht (1957), Heloisa Schneiders (1955–2005) e Simone Michelin (1956), esse grupo realizou uma série de proposições artísticas que exploravam múltiplas linguagens, predominantemente relacionadas à arte contemporânea, como Arte Correio, Arte Conceitual e a Arte Pop. Por meio de pesquisa em arquivos e entrevistas, o estudo teve como objetivo principal reunir documentos que retratassem as ações desse grupo, contextualizando-as dentro do panorama político e cultural da época. Além disso, buscou-se compreender as estratégias utilizadas pelos jovens artistas para difundir e legitimar suas produções, bem como investigar o impacto dessas experiências na introdução da arte contemporânea em Porto Alegre. ...
Abstract
This dissertation investigates the experimental positioning of young artists associated with the Institute of Arts at UFRGS (Federal University of Rio Grande do Sul) during the late 1970s. These artists went against the grain and dared to challenge the prevailing conservative standards in the art scene of Porto Alegre. Under the leadership of figures like Jesus Escobar (1956), Teresa Poester (1954), Karin Lambrecht (1957), Heloisa Schneiders (1955–2005) and Simone Michelin (1956), this group ca ...
This dissertation investigates the experimental positioning of young artists associated with the Institute of Arts at UFRGS (Federal University of Rio Grande do Sul) during the late 1970s. These artists went against the grain and dared to challenge the prevailing conservative standards in the art scene of Porto Alegre. Under the leadership of figures like Jesus Escobar (1956), Teresa Poester (1954), Karin Lambrecht (1957), Heloisa Schneiders (1955–2005) and Simone Michelin (1956), this group carried out a series of artistic propositions that explored multiple languages, predominantly related to contemporary art, such as Mail Art, Conceptual Art, and Pop Art. Through archival research and interviews, the study's main objective was to gather documents that portrayed the actions of this group, contextualizing them within the political and cultural landscape of the time. Additionally, the research aimed to understand the strategies used by young artists to disseminate and legitimize their productions, as well as investigate the impact of these experiences on the introduction of contemporary art in Porto Alegre. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Artes. Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais.
Coleções
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Linguística, Letras e Artes (2895)Artes Visuais (476)
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