Uma borda na existência : imagem e som no cotidiano do espaço
Visualizar/abrir
Data
2023Autor
Orientador
Nível acadêmico
Mestrado
Tipo
Assunto
Resumo
O presente trabalho busca investigar a constituição da percepção, da memória, dos lugares e suas bordas, explorando as possi bilidades criativas da fotografia e da fonogra fia em três obras de arte distintas. Utilizando a temporalidade do som, com suas imagens imanentes, aliada à fotografia, que se reves te de materialidades, cria-se um conjunto de obras que visam constituir um ponto de vis ta e escuta pessoal, tanto do artista quanto do observador. A primeira obra aborda a borda da experi ênci ...
O presente trabalho busca investigar a constituição da percepção, da memória, dos lugares e suas bordas, explorando as possi bilidades criativas da fotografia e da fonogra fia em três obras de arte distintas. Utilizando a temporalidade do som, com suas imagens imanentes, aliada à fotografia, que se reves te de materialidades, cria-se um conjunto de obras que visam constituir um ponto de vis ta e escuta pessoal, tanto do artista quanto do observador. A primeira obra aborda a borda da experi ência, capturando a convergência entre o es paço individual e o lugar. A segunda explora a borda entre memória e ficção, evocando di versas interpretações e questionando o tempo e o lugar sob a perspectiva da experiência do lugar e suas múltiplas possibilidades de inter pretação. A terceira obra trabalha com uma borda mais literal, explorando os limites en tre dois espaços, tomando como foco a janela como elemento capaz de expôr a permeabili dade do lugar, refletindo sobre a noção do den tro e fora. Baseado nos conceitos de Bachelard, Berg son e Merleau-Ponty, este estudo desvenda as complexidades das bordas e seu impacto na percepção e na memória. As obras de arte re sultantes oferecem uma perspectiva pessoal, convidando à contemplação da relação entre espaço, memória e a construção do lugar. ...
Abstract
This research explores the constitution of perception, memory, places, and their edges, using photography and phonography as cre ative tools in three artworks. Using the tem porality of sound, with its immanent imagery, combined with photography, which is full of materiality, a set of artworks is created to es tablish a personal viewpoint and listening ex perience, both for the artist and the observer. The first artwork delves into the edge of experience, investigating the constitution of indiv ...
This research explores the constitution of perception, memory, places, and their edges, using photography and phonography as cre ative tools in three artworks. Using the tem porality of sound, with its immanent imagery, combined with photography, which is full of materiality, a set of artworks is created to es tablish a personal viewpoint and listening ex perience, both for the artist and the observer. The first artwork delves into the edge of experience, investigating the constitution of individual space and the stablishment of pla ce. The second artwork delves into the border between memory and fiction, exploring the fluidity of time and place from the standpoint of place-based experiences and its multiple possibilities. The third artwork engages with a literal border, exploring the liminality be tween two spaces, with the window as capof capturing permeable nature of these mo ments, questioning the notion of inside and outside. Drawing from Bachelard, Bergson, and Mer leau-Ponty, this research uncovers complexi ties of borders and their impact on perception and memory. These artworks offer a personal perspective, inviting contemplation of the re lationship between space, memory, and the construction of place. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Artes. Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais.
Coleções
-
Linguística, Letras e Artes (2877)Artes Visuais (473)
Este item está licenciado na Creative Commons License