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dc.contributor.advisorSouza, Diogo Onofre Gomes dept_BR
dc.contributor.authorLopes, Cesar Valmor Machadopt_BR
dc.date.accessioned2023-10-15T03:32:20Zpt_BR
dc.date.issued2001pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/265981pt_BR
dc.description.abstractEsta dissertação apresenta-se dividida em três artigos que abordam aspectos da identidade e dos saberes docentes. No primeiro artigo procuramos explicitar as concepções sobre a natureza da ciência apresentadas por dois grupos de professores de química participantes de atividades de educação continuada categorizando-as a partir de questionários escritos e entrevistas semi-estruturadas. Estas abordam aspectos relacionados à percepção de realidade, de método científico, de conhecimento científico, além de sua caracterização em comparação com o conhecimento cotidiano. Desta análise emergiram aspectos que permitem localizar suas concepções num marco referencial hipotéticodedutivo, embora a apresentação de idéias contraditórias e mudanças de opinião tenham sido uma constante no transcorrer da entrevista. No segundo artigo pretendi ampliar a discussão de forma quantitativa, ampliando o universo investigado, construindo categorias de análise a partir das respostas escritas à pergunta "O que é ciências naturais para você? E química?" e de referenciais que enfatizam a não categorização de sujeitos, mas sim de respostas que são produzidas e validadas em diferentes contextos. Neste artigo propomos uma reflexão sobre os conceitos de Ciências Naturais e de Química apresentados por professores/as de Ciências e Química em atuação na Escola Básica, no Rio Grande do Sul-Brasil. No terceiro artigo foi feita uma investigação junto a um grupo de professores e professoras de química e ciências, em atuação na Escola Básica, na grande Porto AlegreRS, participantes de um curso de formação continuada coordenado pela Área de Educação Química da l)FRGS, a partir da qual abordamos a constituição de identidades docentes, tendo como ponto inicial as representações de ciências e química que estes professores e professoras constróem/construiram e sua integração com as representações de professor e professora. Estas representações são analisadas a partir dos textos (falados e escritos) produzidos por este grupo em situações debate em grupo, entrevistas, produção textual e demais situações vivenciadas durante a realização do curso. Sendo que estes registros foram realizados com anotações, ou gravações em vídeo e/ou áudio e os trabalhos escritos pelos participantes. Destacamos algumas representações que se apresentaram de forma recorrente, e propomos uma reflexão sobre a constituição destas representações, seus espaços de produção e sua reprodução nos espaços escolares.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectQuímicapt_BR
dc.subjectFormaçãopt_BR
dc.subjectEducação continuadapt_BR
dc.subjectProfessorpt_BR
dc.subjectIdentidadept_BR
dc.titleCiências naturais e química : saberes epistemológicos na construção das identidades docentespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000286123pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Ciências Básicas da Saúde. Departamento de Bioquímicapt_BR
dc.degree.programCurso de Pós-Graduação em Ciências Biológicas : Bioquímicapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2001pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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