Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorGerling, Fredi Vieirapt_BR
dc.contributor.authorBorba, André Rocha de Souzapt_BR
dc.date.accessioned2023-10-12T03:33:28Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/265929pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa analisa a relação entre três peças para violino e piano do compositor brasileiro Silas Palermo (1970-presente) e canções do cantor e compositor evangélico Asaph Borba (1958-presente). Utiliza-se como referencial teórico a perspectiva de Empréstimo Musical, desenvolvida por Burkholder (1994; 1995; 2001), para explorar as conexões entre as composições. A pesquisa é dividida em duas etapas. Inicialmente, é conduzida uma revisão bibliográfica no campo do Empréstimo Musical, apresentando tipologias que direcionam as análises subsequentes. Posteriormente, realiza-se uma análise comparativa entre gravações originais de Asaph Borba - transcritas para notação musical padrão - e três composições de Silas Palermo: "I - Súplica" (baseada em "Ensina me" de Borba), "IV - Propósito" (baseada em "Jesus, em Tua Presença" de Borba) e "IX - Promessa" (baseada em "Infinitamente Mais" de Borba). Nestas análises, demonstrou se claramente os fenômenos de modelagem e paráfrase, conforme as definições de Burkholder (2001b) e Sherr (2001). Além de fornecer uma visão aprofundada das relações musicais entre as peças e canções escolhidas, esta pesquisa contribui para a compreensão das técnicas de empréstimo musical no contexto dessas obras contemporâneas.pt_BR
dc.description.abstractThis research examines the relationship between three pieces for violin and piano by Brazilian composer Silas Palermo (1970-present) and songs by evangelical singer songwriter Asaph Borba (1958-present). The theoretical framework of Musical Borrowing, as developed by Burkholder (1994; 1995; 2001), is employed to explore the connections between the compositions. The study is divided into two stages. Initially, a literature review in the field of Musical Borrowing is conducted, presenting typologies that guide the subsequent analyses. Later, a comparative analysis is carried out between original recordings of Asaph Borba—transcribed into standard musical notation—and three compositions by Silas Palermo: "I - Súplica" (based on Borba's "Ensina-me"), "IV - Propósito" (based on Borba's "Jesus, em Tua Presença"), and "IX - Promessa" (based on Borba's "Infinitamente Mais"). In these analyses, the phenomena of modeling and paraphrase are clearly demonstrated, following the definitions of Burkholder (2001b) and Sherr (2001). In addition to providing an in-depth insight into the musical relationships between the selected pieces and songs, this research contributes to the understanding of musical borrowing techniques in the context of these contemporary works.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEmpréstimo musicalpt_BR
dc.subjectMusical borrowingen
dc.subjectViolin and pianoen
dc.subjectViolinopt_BR
dc.subjectEvangelicalismen
dc.subjectPianopt_BR
dc.subjectIntertextualityen
dc.subjectIntertextualidadept_BR
dc.subjectMúsica brasileirapt_BR
dc.subjectBrazilian musicen
dc.titleEmpréstimo musical em peças para violino e piano : três obras de Silas Palermo baseadas em canções de Asaph Borbapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001185740pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Artespt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Músicapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2023pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples