Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.authorSilva, Thaise dapt_BR
dc.contributor.authorSagrilo, Ana Paula Bolsanpt_BR
dc.date.accessioned2023-10-07T03:44:11Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.issn1519-3322pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/265764pt_BR
dc.description.abstractOs livros didáticos contam muito sobre a história da alfabetização de um determinado período. Assim, este trabalho tem o objetivo de analisar quais os discursos na área da alfabetização são representados por autores didáticos e editores nos livros do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) do ano de 2013 e 2016. O recorte temporal escolhido visa abranger as duas edições do programa que coexistiram com o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). Para tanto, a ferramenta metodológica utilizada na investigação foi uma análise qualitativa do tipo documental e o material de análise foi o Livro do Professor do primeiro ano do Ensino Fundamental da Coleção Ápis. Portanto, concluiu-se que houve uma tentativa de reorganizar a maneira como deveria ser trabalhada a alfabetização no primeiro ano do ensino fundamental na época, uma vez que, o PNLD é um programa brasileiro que busca se adequar às demandas que vão surgindo.pt_BR
dc.description.abstractTextbooks tell much about the history of literacy in a certain period. Thus, this work aims to analyze whichdiscoursesin the field of literacy are represented by the didactic writers and editors in the books of the National Textbook Program (PNDL) from 2013 to 2016. The time frame chosen aims to cover the two editions of the program that coexisted with the National Pact for Literacy in the Right Age (PNAIC). On that account, the methodological tool used in the investigation was a documentary qualitative analysis and the material for analysis was the Teacher's Book of the first year of Elementary School from the Ápis Collection. Therefore, it was concluded that there was an attempt to reorganize the way in which literacy should be worked in the first year of elementary school at the time, since the PNLD is a Brazilian program that seeks to adapt to the demands that arise.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofEducação em foco (Belo Horizonte). Vol. 25, n. 45 (2022), p. [377]-396pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectElementary schoolen
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectLivro didáticopt_BR
dc.subjectHandbooksen
dc.subjectPNLDen
dc.titleLivros didáticos do PNLD (2013-2016) : um retrato das concepções de alfabetizaçãopt_BR
dc.title.alternativeTexbooks of the PNLD (2013-2016) : a portrayal of the conceptions on literacyen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001177890pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem