Sociobiodiversidade na escola, promoção da saúde, da sustentabilidade e da cultura : um movimento em construção no município de Mostardas/RS
Visualizar/abrir
Data
2021Tipo
Outro título
Sociobiodiversity at school, health promotion, sustainability and culture : a movement in progress in the municipality of Mostardas /RS
Assunto
Resumo
Em meio a um cenário de má nutrição e mudanças climáticas, o Programa Nacional de Alimentação Escolar emerge como uma estratégia capaz de ressignificar a atual função dos sistemas alimentares e contribuir para o enfrentamento das referidas problemáticas. Compreendendo as potencialidades imbuídas na oferta de refeições saudáveis em sintonia com a sustentabilidade e a cultura alimentar no ambiente escolar, este artigo tem por objetivo descrever a tentativa de inserção de alimentos da sociobiodive ...
Em meio a um cenário de má nutrição e mudanças climáticas, o Programa Nacional de Alimentação Escolar emerge como uma estratégia capaz de ressignificar a atual função dos sistemas alimentares e contribuir para o enfrentamento das referidas problemáticas. Compreendendo as potencialidades imbuídas na oferta de refeições saudáveis em sintonia com a sustentabilidade e a cultura alimentar no ambiente escolar, este artigo tem por objetivo descrever a tentativa de inserção de alimentos da sociobiodiversidade na alimentação escolar no município de Mostardas, no Rio Grande do Sul. Para a apreensão dessa experiência foram realizadas entrevistas com atores locais que participaram e acompanharam, em alguma medida, esse processo. Como desfecho, pontua-se ações desenvolvidas no município, com o intuito de inserir o feijão sopinha e o milho catete nas escolas, contudo devido a uma série de elementos, os mesmos não foram até o presente momento incluídos, de fato, na alimentação escolar, constituindo um movimento em construção. Nesse sentido, depreende-se a importância de avançarmos nesse debate nos campos teóricos e empíricos. ...
Abstract
In the midst of a scenario of malnutrition and climate change, the National School Food Program emerges as a strategy capable of re-framing the current role of food systems and contributing to resolving these problems. Understanding the potentialities imbued in the provision of healthy meals in line with sustainability and food culture in the school environment, this article aims to describe the attempt to insert sociobiodiversity products into school food programs in the municipal-ity of Mosta ...
In the midst of a scenario of malnutrition and climate change, the National School Food Program emerges as a strategy capable of re-framing the current role of food systems and contributing to resolving these problems. Understanding the potentialities imbued in the provision of healthy meals in line with sustainability and food culture in the school environment, this article aims to describe the attempt to insert sociobiodiversity products into school food programs in the municipal-ity of Mostardas, Rio Grande do Sul. To un-derstand this experience, interviews were carried out with local actors who participated and accompanied, to some extent, this pro-cess. As an end point, actions undertaken in the municipality are highlighted with the aim of inserting sopinha beans and catete corn in schools; however due to a series of factors, they have not been in fact included, thus con-stituting a movement under construction. In this sense, the importance of advancing this debate in the theoretical and empirical fields is made clear by this study. ...
Contido em
Agricultura familiar: pesquisa, formação e desenvolvimento. Belém. Vol. 15, n. 1 (jan./jun. 2021), p. 115-134
Origem
Nacional
Coleções
-
Artigos de Periódicos (40305)Ciências da Saúde (10773)
Este item está licenciado na Creative Commons License