Jogos digitais e suas potencialidades para a geografia escolar
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Data
2023Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
Tendo em vista o crescente avanço tecnológico da sociedade e do meio digital como ferramenta pedagógica, este trabalho visa realizar uma problematização acerca dos jogos digitais em sala de aula, abordando suas potencialidades e desafios para o ensino de Geografia no ambiente escolar. Para isso, foram analisados três jogos digitais com potencial de uso para a ciência geográfica: Kahoot!, Seterra e Geoguessr. A metodologia utilizada na análise destes jogos amparou-se na pesquisa bibliográfica e ...
Tendo em vista o crescente avanço tecnológico da sociedade e do meio digital como ferramenta pedagógica, este trabalho visa realizar uma problematização acerca dos jogos digitais em sala de aula, abordando suas potencialidades e desafios para o ensino de Geografia no ambiente escolar. Para isso, foram analisados três jogos digitais com potencial de uso para a ciência geográfica: Kahoot!, Seterra e Geoguessr. A metodologia utilizada na análise destes jogos amparou-se na pesquisa bibliográfica e na pesquisa exploratória, buscando referências acerca do tema e do estágio atual dos conhecimentos relacionados a eles, conectando-se desta forma às minhas experiências e vivências laborais como profissional da educação em uma escola privada de Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Como resultado, este trabalho encontrou uma série de potencialidades para o uso dos jogos digitais como, por exemplo, a construção de uma aprendizagem criativa, lúdica e dotada de mecanismos que aproximam os estudantes das tecnologias digitais educativas. No entanto, também foram verificados alguns desafios, pois os jogos digitais devem ser vistos como um apoio ao trabalho didático e não como o todo de uma prática pedagógica, sendo necessária a mediação de um professor e, também, o acesso adequado aos recursos tecnológicos. ...
Abstract
Considering the continuous technological advancement of society and the increasing integration of the digital medium as a pedagogical tool, this work aims to undertake an examination of digital games in the classroom, addressing their potentials and challenges in the context of Geography education. To achieve this, three digital games with potential applicability to geographical science were analyzed: Kahoot!, Seterra, and Geoguessr. The methodology employed in analyzing these games was grounde ...
Considering the continuous technological advancement of society and the increasing integration of the digital medium as a pedagogical tool, this work aims to undertake an examination of digital games in the classroom, addressing their potentials and challenges in the context of Geography education. To achieve this, three digital games with potential applicability to geographical science were analyzed: Kahoot!, Seterra, and Geoguessr. The methodology employed in analyzing these games was grounded in bibliographical research and exploratory investigation, seeking references about the subject and the current state of knowledge related to them, thus establishing a connection with my professional experiences as an educator in a private school in Porto Alegre, Rio Grande do Sul. As an outcome, this study unearthed a range of potentials for the utilization of digital games, including the facilitation of creative, innovative, and playful learning experiences, enriched with mechanisms that bring students closer to technology in education. Nevertheless, certain challenges were also identified, as digital games should be viewed as a tool rather than the entirety of pedagogical practice, necessitating the mediation of an educator and also proper access to technological resources. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Geociências. Curso de Geografia: Licenciatura.
Coleções
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TCC Geografia (463)
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