Remidiação de lendas para mídias videointerativas : Hades e sua reconstrução da mitologia grega em uma narrativa videointerativa
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Data
2023Autor
Orientador
Nível acadêmico
Mestrado
Tipo
Assunto
Resumo
Esta dissertação visa abordar através do jogo Hades (2020) o processo de recontagem de histórias mitológicas, partindo de seu processo de retrabalhar o mito de Deméter e Perséfone para mídia e audiência modernas. A proposta do estudo é explorar o diálogo midiático presente no jogo tanto como uma remidiação das lendas gregas (ao trazê-las para uma nova mídia e ao remediar pontos das mesmas), quanto demonstrar a forma como as mídias videointerativas podem adicionar a um conjunto de obras sobre o ...
Esta dissertação visa abordar através do jogo Hades (2020) o processo de recontagem de histórias mitológicas, partindo de seu processo de retrabalhar o mito de Deméter e Perséfone para mídia e audiência modernas. A proposta do estudo é explorar o diálogo midiático presente no jogo tanto como uma remidiação das lendas gregas (ao trazê-las para uma nova mídia e ao remediar pontos das mesmas), quanto demonstrar a forma como as mídias videointerativas podem adicionar a um conjunto de obras sobre o qual tanto já foi construído. Para entender como o jogo explora o seu material de referência, portanto, estabelece-se estudo comparativo entre as obras homéricas (os épicos e os hinos aos deuses) e a crítica sobre essas obras e o objeto de estudo – o jogo, explorado tanto pelo aspecto narrativo quanto pelo seu aspecto lúdico, entendendo a combinação dos dois como o que compõe a totalidade da obra. A história vai um passo além de tentar contar um épico grego, uma vez que traz, também, o rotineiro para dar vivacidade própria para o cosmos grego, o que sinergiza com as propriedades que vieram a definir jogos como mídia. ...
Abstract
This thesis approaches through the videogame Hades (2020) the process of retelling myths, based on its process of recreating the story of Demeter and Persephone to moder media and audience. This study’s purpose is to explore the relation between media that is present in the game both as a remediation of Greek myth (bringing them to new media and remediating them), as well as demonstrating how videointeractive media can add to a group of stories upon which much has already been built. In order t ...
This thesis approaches through the videogame Hades (2020) the process of retelling myths, based on its process of recreating the story of Demeter and Persephone to moder media and audience. This study’s purpose is to explore the relation between media that is present in the game both as a remediation of Greek myth (bringing them to new media and remediating them), as well as demonstrating how videointeractive media can add to a group of stories upon which much has already been built. In order to understand how the game explores its source material, it is used the comparative study between the Homeric texts (the epics and hymns) and the theory around those texts, and the focus of study – the game, explored both through the narrative and gameplay aspects, as it is understood that it is through the combination of both that the game establishes itself. This story goes a step further than to tell a Greek epic, as it brings also the cotidian to give life to Greek cosmos, synergizing with the properties that define games as a media. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Letras. Programa de Pós-Graduação em Letras.
Coleções
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Linguística, Letras e Artes (2877)Letras (1771)
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