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dc.contributor.advisorNascimento, Luis Felipe Machado dopt_BR
dc.contributor.authorMartins, Renard Pereirapt_BR
dc.date.accessioned2023-09-20T03:33:32Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/265008pt_BR
dc.description.abstractA prática da adoção de Objetivos de Desenvolvimento Sustentável em Instituições de Ensino Superior é muito maior e mais reveladora do que os dados dos relatórios de gestão sustentável, aos quais essas organizações publicam. Por mais que existam relatórios de sustentabilidade que elenque as ações realizadas, a prática cotidiana é muito mais plural, complexa e não se esgota na apresentação desses relatórios. O objetivo desta tese é elaborar um processo metodológico que permita aos gestores de um departamento administrativo em uma instituição de ensino superior construir e adequar os objetivos de gestão aos conceitos do desenvolvimento sustentável, levando em conta integralmente os seus valores e prioridades. Para alcançar esse objetivo, esta tese utilizou o processo metodológico denominado Business Process Sustainable – Constructivist (BPS-C). Este processo foi desenvolvido no âmbito de um processo de pesquisa-ação, tendo em vista testar seu ajustamento ao objetivo proposto. O núcleo desta pesquisa é de natureza exploratória-aplicada, a lógica é indutiva e toda a pesquisa foi construída a partir da visão de mundo construtivista. Esta tese contribui para o tema formulação de estratégias para adoção dos ODS em instituições de ensino superior, ao propor um processo metodológico que garante o alinhamento dos objetivos estratégicos e operacionais dos departamentos administrativos da instituição aos princípios do desenvolvimento sustentável. Esse alinhamento garante ainda a identificação, a ordenação e a elaboração de planos de ação com o desenho das estratégias de sustentabilidade da instituição. Quanto à avaliação de desempenho construtivista, esta pesquisa apresenta um processo metodológico que aproveita o conhecimento gerado pelas fases de estruturação e de recomendações para expandir as atividades básicas da MCDA-C e adequar a referida metodologia ao desenvolvimento sustentável. Entre os principais resultados, destaca-se a elaboração de 51 Elementos Primários de Avaliação (EPAs), que foram estruturados em 8 grandes áreas de preocupação, chamadas de Objetivos Estratégicos: Resíduos de Saúde, Resíduos da Construção Civil, Almoxarifado, Energia, Separação do Lixo, Água, Licenças Ambientais e Resíduos de Manutenção. Esses EPAs, por sua vez, geraram 66 indicadores de desempenho relevantes para avaliar o alcance dos objetivos estratégicos.pt_BR
dc.description.abstractThe practice of formulating Sustainable Development Goals in Higher Education Institutions is much broader and more revealing than the data from sustainability management reports that these organizations publish. Although there are sustainability reports that list the actions taken, daily practice is much more plural, complex, and not exhausted by the presentation of these reports. The aim of this thesis is to develop a methodological process that allows managers of an administrative department in a higher education institution to construct and adapt management objectives to sustainable development concepts, taking into account their values and priorities in their entirety. To achieve this objective, this thesis used the methodological process called Business Process Sustainable - Constructivist (BPS-C). This process was developed within an action research process in order to test its adjustment to the proposed objective. The core of this research is exploratory-applied in nature, the logic is inductive, and the entire research was built from a Constructivist worldview. This thesis contributes to the theme of formulating SDG strategies in higher education institutions by proposing a methodological process that ensures the alignment of the strategic and operational objectives of the institution's administrative departments with the principles of sustainable development. This alignment also ensures the identification, ordering, and development of action plans with the design of the institution's sustainability strategies. Regarding the Constructivist performance evaluation, this research presents a methodological process that takes advantage of the knowledge generated by the structuring and recommendations phases to expand the basic activities of MCDA-C and adapt the methodology to sustainable development. Among the main results, the elaboration of 51 Primary Evaluation Elements (PEEs) stands out, which were structured into 8 major areas of concern, called Strategic Objectives: Health Waste, Civil Construction Waste, Warehouse, Energy, Waste Separation, Water, Environmental Licenses, and Maintenance Waste. These PEEs, in turn, generated 66 performance indicators relevant to assessing the achievement of strategic objectives.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectDesenvolvimento sustentávelpt_BR
dc.subjectSustainable development goalsen
dc.subjectSustainabilityen
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectSustentabilidadept_BR
dc.subjectHigher education institutionen
dc.subjectUniversityen
dc.subjectAvaliação de desempenhopt_BR
dc.subjectStrategy formulationen
dc.subjectEstratégiaspt_BR
dc.subjectPerformance evaluationen
dc.titleProposta metodológica para adoção de objetivos de desenvolvimento sustentável na Universidade Federal do Norte do Tocantins sob a ótica construtivistapt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.nrb001173158pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2023pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


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