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dc.contributor.advisorSilva, Tania Luisa Koltermann dapt_BR
dc.contributor.authorPereira, Cristiano da Cunhapt_BR
dc.date.accessioned2023-09-15T03:30:27Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/264955pt_BR
dc.description.abstractInstituições museais vêm desenvolvendo iniciativas para promover o compartilhamento de experiências, o conhecimento e o convívio social, tornando esses espaços destinos ideais para o público idoso. Nesse contexto, a Linguagem Simples vem sendo utilizada como um recurso de base para a elaboração da acessibilidade comunicacional. O objetivo dessa pesquisa é propor diretrizes de Linguagem Simples para apoio à tomada de decisão no processo de projeto de comunicação acessível para fins de promover a experiência do público idoso em museus. Para tanto, busca-se referências em áreas como Museologia, Acessibilidade, Linguagem Simples, Design para Experiência e Design Emocional, entre outras. A pesquisa caracteriza-se como um estudo aplicado, a partir da coleta e análise de dados referente à avaliação e verificação da experiência do usuário em museus, por meio da leitura dos textos expositivos. Neste contexto, foram empregadas as técnicas de observação direta, entrevistas semiestruturadas, escala Likert e Emocards para caracterizar e compreender a relação do sujeito (idoso) – meio (museu) – objeto (texto expositivo). A avaliação e verificação das diretrizes de Linguagem Simples, pelos idosos, ocorreu por meio dos textos expositivos do Memorial do Rio Grande do Sul em Porto Alegre/RS. O uso de diretrizes de Linguagem Simples para apoio à tomada de decisão no projeto de comunicação acessível em museus, validaram a hipótese elencada em resposta ao problema de pesquisa. Além das diretrizes de Linguagem Simples, obteve-se como resultados novos instrumentos para o desenvolvimento de projetos de comunicação acessíveis, tal como: instrumentos para avaliação e verificação da leiturabilidade e legibilidade de textos expositivos por meio de escalas Likert; e, instrumentos para avaliação e verificação da experiência do usuário por meio de Emocards.pt_BR
dc.description.abstractMuseum institutions have been developing initiatives to promote the sharing of experiences, knowledge and social interaction, making these spaces ideal destinations for the elderly. In this context, Plain Language has been used as a base resource for the elaboration of communicational accessibility. The objective of this research is to propose Plain Language guidelines to support decision-making in the process of accessible communication design in order to promote the experience of the elderly public in museums. To this end, references are sought in areas such as Museology, Accessibility, Plain Language, Design for Experience and Emotional Design, among others. The research is characterized as an applied study, based on the collection and analysis of data regarding the evaluation and verification of the user's experience in museums, through the reading of expository texts. In this context, direct observation techniques, semi-structured interviews, Likert scale and Emocards were used to characterize and understand the relationship between subject (elderly) – environment (museum) – object (expository text). The evaluation and verification of the Plain Language guidelines, by the elderly, took place through the expository texts of the Memorial do Rio Grande do Sul in Porto Alegre/RS. The use of Plain Language guidelines to support decision-making in the accessible communication project in museums validated the hypothesis listed in response to the research problem. In addition to the Plain Language guidelines, new instruments were obtained as results for the development of accessible communication projects, such as: instruments for evaluating and verifying the readability and readability of expository texts through Likert scales; and instruments for evaluating and verifying the user's experience through Emocards.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectMuseumen
dc.subjectMuseuspt_BR
dc.subjectPlain Languageen
dc.subjectIdosospt_BR
dc.subjectDesignen
dc.subjectDesignpt_BR
dc.subjectElderlyen
dc.subjectExperienceen
dc.titleDesign para experiência em museus : diretrizes para o projeto de comunicação acessível direcionado ao público idosopt_BR
dc.title.alternativeDesign for museum experience : guidelines for accessible communication design aimed at the elderly publicen
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.advisor-coCardoso, Eduardopt_BR
dc.identifier.nrb001176897pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Engenhariapt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Arquiteturapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Designpt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2023pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


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