• Abordagens alternativas para o ensino de química: elaboração de material didático e aulas práticas 

      Trindade, Letícia Guerreiro da (2011) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Este trabalho apresenta o relato de uma experiência, relacionando a aprendizagem dos alunos, do ensino médio e técnico, ambas instituições públicas, com diferentes métodos para o ensino de química. Os processos utilizados ...
    • Evasão escolar no ensino médio noturno 

      Rocha, Luciane da (2010) [Trabalho de conclusão de graduação]
      O objetivo desse estudo é investigar as altas taxas de evasão no Colégio Estadual Cândido José de Godói situado em Porto Alegre, entre os alunos do primeiro ano do ensino médio noturno. Também foi avaliado se a disciplina ...
    • Jogos no processo de ensino de ligações químicas para educação de jovens e adultos elaboração de material didático e aulas práticas 

      Rodrigues, Rodrigo Zago (2013) [Trabalho de conclusão de graduação]
      O presente trabalho consiste na aplicação de jogos para trabalhar o conteúdo de ligações químicas com alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA). A aplicação da proposta de jogos teve como objetivo motivar os estudantes ...
    • Química na cozinha: uma proposta de ensino contextualizada 

      Salles, Helena Domingues de (2011) [Trabalho de conclusão de graduação]
      O presente trabalho de conclusão de curso tem como objetivo investigar a aplicabilidade do tema “Química na Cozinha” como contextualizador para o ensino de química no ensino médio. A pesquisa está dividida em três etapas, ...
    • Síntese e caracterização de mesógenos azo aromáticos 

      Sanches, Sérgio Augusto Antunes (2012) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Um estado intermediário entre os líquidos ordinários e os sólidos tridimensionais, os cristais líquidos são materiais com propriedades de auto-organização cuja classificação estabelece três classes: nemáticas, colestéricas ...
    • Uso de óleos essenciais para o ensino de química orgânica 

      Fernandes, Thaís Helena Maciel (2014) [Trabalho de conclusão de graduação]
      O presente Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo investigar a possibilidade utilização do assunto óleos essenciais como tema gerador para o ensino de química orgânica. A proposta didática foi explorada e adaptada ...
    • A utilização de aulas temáticas no ensino de química orgânica para alunos da EJA 

      Santos, Lauren Soares dos (2014) [Trabalho de conclusão de graduação]
      O presente Trabalho de Conclusão de Curso consiste em uma pesquisa exploratória sobre as formas de contribuição de aulas ministradas no modelo de Oficinas Temáticas aos alunos da Totalidade 9 da Educação de Jovens e Adultos ...