• Os desafios do ensino remoto emergencial no Desenvolvimento de alunos com deficiência 

      Bourscheidt, Renata Santos (2023) [Trabalho de conclusão de graduação]
      A presente pesquisa buscou compreender os desafios do ensino remoto emergencial (ERE) no desenvolvimento dos alunos com deficiência. Parte-se do seguinte problema de pesquisa: quais os desafios do ensino remoto emergencial ...
    • Desafios e possibilidades da inclusão de alunos cadeirantes nos anos iniciais do ensino fundamental 

      Mengue, Cristiane Model (2010) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Este trabalho de conclusão e Graduação em Pedagogia foi desenvolvido sobre a questão da inclusão onde teve como título central "Os desafios e as possibilidades da inclusão de alunos cadeirantes nos anos iniciais do Ensino ...
    • Inclusão escolar da pessoa com deficiência através do lúdico 

      Silva, Fernanda Domingues da (2022) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Este trabalho teve como objetivo identificar a importância do lúdico na inclusão escolar de pessoas com deficiência, considerando a ludicidade uma ferramenta pedagógica fundamental no processo de inclusão do público-alvo ...
    • Inclusão escolar : os desafios da formação inicial de professores 

      Duarte, Margarete Freire (2016) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Meu trabalho intitula-se: Inclusão Escolar: os desafios da formação inicial de professores, este trabalho tem como objetivo, analisar currículos de Licenciatura em Pedagogia das principais Universidades públicas brasileiras, ...
    • Inclusão e surdez na educação infantil 

      Schwanck, Tânea Mengue (2010) [Trabalho de conclusão de graduação]
      A inclusão na educação infantil é o assunto abordado neste trabalho. A surdez diz respeito ao fato de a pessoa não ouvir. Um dos maiores problemas neste caso é a comunicação, mas esta pode ser realizada de diversas outras ...
    • Metodologias para inclusão do aluno com transtorno do espectro autista na sala de aula regular 

      Grando, Jamyla da Silva Somacal (2022) [Trabalho de conclusão de graduação]
      O presente trabalho apresenta uma pesquisa sobre metodologias de ensino que promovam a real inclusão dos alunos com diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista (TEA) dentro da sala de aula comum. O estudo visou responder ...