• Da mobilização de jogos de linguagem à produção de significados matemáticos em sala de aula 

      Rocha, Mariana Rodolfo (2010) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Este trabalho propõe-se a discutir, de um modo teórico-analítico, a prática escolar como prática social, enfatizando a mobilização da matemática e sua significação dentro das práticas do professor na sala de aula. Baseio-me ...
    • O enquadramento em sala de aula 

      Campos, Amanda Caroline Fagundes (2017) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Este Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo planejar, aplicar e analisar uma prática pedagógica utilizando valores de enquadramento sugeridos pelas investigações do Grupo ESSA para potencializar a aprendizagem ...
    • Lógica & Ação : uma abordagem para enigmas de raciocínio lógico 

      Collares, Bruno Marques (2011) [Trabalho de conclusão de graduação]
      O presente trabalho apresenta uma experimentação de uma proposta de atividade para o Ensino Médio que envolve a resolução de enigmas lógicos. Uma justificativa para a escolha do tema é apresentada tomando a escola e o aluno ...