• Aprendizagem de frações no ensino fundamental 

      Sá, Fernanda Bartz de (2011) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Partindo do visível déficit presente nos alunos em relação às formas de lidar com os números fracionários, o qual se estende por todos os anos do Ensino Fundamental e Médio, o presente estudo investigou questões sobre o ...
    • Um estudo sobre abordagens de números fracionários na escola básica 

      Machado, André Ferreira (2015) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Tomando-se como base experiências vividas em sala de aula e constatações realizadas por outros autores e colegas, percebe-se que uma dificuldade dos estudantes do Ensino Fundamental em relação à aprendizagem de números ...
    • Minha experiência com altas habilidades 

      Linde, Isaura Cardoso (2013) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Este trabalho apresenta um estudo sobre a superdotação com ênfase em altas habilidades em Matemática e alguns aspectos do projeto de extensão da UFRGS denominado “Atividades de Matemática para Alunos com Altas Habilidade”, ...
    • Por que ser/estar professor de matemática na contemporaneidade? 

      Pereira, João Carlos Tavares (2018) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Esta pesquisa tem como objetivo tentar compreender os motivos pelos quais um indivíduo escolhe como profissão ser/estar professor de Matemática, mesmo com todas as dificuldades que vão desde a entrada na faculdade até os ...
    • Professor reflexivo e aprendizagem em matemática 

      Soares, Tiago Ferreira (2012) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Desde que iniciei meus trabalhos práticos nas disciplinas de Estágio em Educação Matemática I, II e III e as de Laboratório de Prática de Ensino-Aprendizagem em Matemática I, II e III, no Curso de Licenciatura em Matemática ...
    • O uso de jogos como estratégia metodológica para o ensino de matemática para alunos surdos 

      Skalee, Jenny (2022) [Trabalho de conclusão de graduação]
      A presente pesquisa tem como objetivo investigar a construção e consolidação de ideias matemáticas por alunos surdos a partir do uso de jogos e metodologias lúdicas. A pergunta diretriz assumida foi: Que elementos emergem ...
    • O uso de vídeos no ensino de matemática e a tecnologia na sala de aula 

      Michael, Ricardo Nunes (2012) [Trabalho de conclusão de graduação]
      No presente trabalho de Conclusão de Curso apresento uma série de experiências que buscam entender e avaliar como é possível a aplicação de vídeo aulas como uma alternativa válida para o ensino de Matemática no Ensino ...