• Aprendendo e ensinando em ambiente de modelagem matemática 

      Lima, Márcio Albano (2011) [Trabalho de conclusão de graduação]
      O que me vem à mente quando penso em Matemática? No decorrer de minha formação acadêmica meu interesse se dividiu em duas grandes áreas: Matemática Aplicada e a Educação Matemática. Na intersecção desses dois grandes blocos ...
    • Aprendizagem de frações no ensino fundamental 

      Sá, Fernanda Bartz de (2011) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Partindo do visível déficit presente nos alunos em relação às formas de lidar com os números fracionários, o qual se estende por todos os anos do Ensino Fundamental e Médio, o presente estudo investigou questões sobre o ...
    • O ato da explicação e o aprender : experiências com o ensino de Matemática 

      Camargo, Gabriel Dummer (2011) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Há um conhecimento, e este deve ser ensinado. Há o aluno, e este deve aprender. E há nós, os professores, que devemos ensinar este conhecimento para este aluno. Qual é o principal meio para este movimento do saber na sala ...
    • Currículo, filosofia e ensino de funções 

      Fonseca, Graziela Langone (2011) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Como estudante de Licenciatura em Matemática, descobri que não há uma receita para se ensinar. Por isso, minha preocupação, enquanto futura professora, era de como ensinar? Nesse trabalho eu relato uma pesquisa desenvolvida ...
    • Uma discussão sobre ensino, aprendizado e práticas educacionais 

      Pieretti, Karina Silveira (2011) [Trabalho de conclusão de graduação]
      A partir do contato com diferentes ideias e concepções sobre educação, trago a este Trabalho de Conclusão de Curso um pouco do que aprendi a respeito de ensino, aprendizado e métodos de ensino. As questões que me guiaram ...
    • ENEM versus aprendizagem em matemática 

      Silva, Patrícia Lima da (2011) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Neste trabalho pretendo compreender como a aula de Matemática influencia o aluno na resolução das questões da prova de Matemática e suas Tecnologias do ENEM. Para isso realizei entrevistas com onze estudantes da Universidade ...
    • Ensino-aprendizagem de matemática através da construção de materiais didáticos 

      Souza, Leonardo Guerini de (2011) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Este trabalho visa examinar a relevância de utilizar a construção de materiais didáticos como estratégia para o ensino-aprendizagem de Matemática no Ensino Médio. É inicialmente falado sobre materiais manipulativos, com ...
    • O ensino de estatística por meio de uma atividade de modelagem Matemática 

      Fietz, Henrique Moura (2011) [Trabalho de conclusão de graduação]
      O presente Trabalho de Conclusão de Curso tem por objetivo apresentar e discutir uma proposta de atividade pedagógica envolvendo Modelagem Matemática. O tema da atividade é o planejamento profissional de jovens estudantes ...
    • Escrevendo o raciocínio : uma outra forma de pensar Matemática 

      D'avila Junior, Renato Elias dos Santos (2011) [Trabalho de conclusão de graduação]
      O uso da escrita como instrumento que influencia a aprendizagem matemática e contribui para análise da cognição tem sido objeto de interesse na educação matemática. Segundo Arthur Powell, aprendemos por meio de reflexão ...
    • Estruturas aditivas e multiplicativas : uma análise de resoluções de questões de matemática apresentadas por estudantes da 5ª série/6º ano do ensino fundamental 

      Stock, Brunna Sordi (2011) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Neste trabalho faço uma análise das relações entre significado e significante nas questões de matemática resolvidas por aluno da 5ª série/6° ano do Ensino Fundamental. Utilizando o conceito de contrato didático de Guy ...
    • Estudo de caso sobre estratégias de resolução de problemas de Matemática no ensino médio 

      Abbott, Fernando Baptista (2011) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Este trabalho trata de um estudo de caso sobre estratégias de resolução de problemas de matemática no ensino médio, a partir da heurística de resolução proposta por George Polya. A parte prática do trabalho foi realizada ...
    • A experiência do problema e a modelagem matemática 

      Menezes, Bernarda Souza de (2011) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Este trabalho trata de uma análise sobre um ambiente de aprendizagem adequado para o ensino de Matemática. A intenção é que este propicie ao aluno a possibilidade de enunciar seu próprio problema, experimentando-o. Desta ...
    • A história da matemática no ensino da matemática 

      Mesquita, Daniel da Rosa (2011) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Este trabalho expõe os resultados de um estudo acerca de como a história da matemática, em sua dimensão pedagógica, pode auxiliar os alunos e até mesmo os professores a compreenderem melhor a matemática. Toma-se como ...
    • Interpretação de problemas : a importância da alfabetização matemática 

      Klunck, Andréia Maria Bibiana Ramão (2011) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Este trabalho apresenta o resultado de um projeto de investigação das habilidades necessárias para a resolução de problemas matemáticos e das vantagens advindas do conhecimento da linguagem matemática, tendo em vista a ...
    • A linguagem logo como possibilidade de aprendizagem em matemática 

      Matte, Marília Luiza (2011) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Neste trabalho, de caráter experimental, foram realizadas análises de acontecimentos ocorridos durante duas experiências com o uso do software SuperLogo 3.0: um minicurso para professores e oficinas para estudantes de ...
    • Matematicando: um curso de extensão para professores dos Anos Iniciais 

      Aliatti, Camila (2011) [Trabalho de conclusão de graduação]
      No presente trabalho apresento o curso Matematicando: a gente aprende brincando. O conjunto de atividades e situações desenvolvidas neste curso e a pesquisa a ele vinculada tiveram como objetivo central testar possibilidades ...
    • A metrologia no ensino da reta real 

      Moura, Leandro Subtil (2011) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Este trabalho tem por objetivo trazer a Metrologia para sala de aula, motivando os alunos no estudo da reta real, melhorar a compreensão da reta real e conhecer a Metrologia como ciência e área de trabalho, através de ...
    • Modelagem Matemática na Educação de Jovens e Adultos 

      Dornelles, Ewerton Fraga (2011) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Este trabalho apresenta uma proposta de ensino-aprendizagem direcionada à Educação de Jovens e Adultos (EJA) e analisa as potencialidades do ensino que parte dos conhecimentos prévios dos alunos. As vivências dos alunos ...
    • Modelagem matemática no ensino fundamental 

      Golin, Ana Caroline Pinheiro (2011) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Este Trabalho de Conclusão de Curso apresenta conceitos e uma reflexão histórica sobre a Modelagem Matemática, tendo por objetivo realçar a importância dela no contexto escolar e os benefícios que ela pode ocasionar no ...
    • Pensando perspectivas para o ensino da proporcionalidade : uma crítica à regra de três 

      Schmidt, Débora Fernanda Guedes Soares (2011) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Este Trabalho de Conclusão de Curso enfoca o tema da proporcionalidade por meio de uma reflexão crítica à aplicação da regra de três na matemática escolar. Vivi a experiência desta aplicação ao longo de um de meus estágios ...