• A constituição discursiva das formas-sujeito professor pela etnomatemática 

      Longo, Fernanda (2011) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Este trabalho pretende apresentar, num viés analítico de caráter pós-estruturalista, um estudo sobre as verdades e os discursos etnomatemáticos que cercam a constituição de sujeitos professores de matemática em formação. ...
    • Educação matemática indígena na aldeia Tekoá Anhetenguá 

      Fagundes, Fernanda da Silva (2014) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Este trabalho de conclusão de curso nasce de uma pesquisa que teve o objetivo de analisar se a educação matemática da Escola Indígena Anhetenguá estabelece relações com os saberes matemáticos culturais guarani. Os aportes ...
    • O ensino de matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental : uma análise do planejamento 

      Pantoja, Paula Alencastro (2014) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Este trabalho de Conclusão de Curso apresenta resultados de uma pesquisa de cunho qualitativo que teve como objetivo destacar marcas do ensino de matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. O suporte teórico utilizado ...
    • A etnomatemática e o "bom-professor" de matemática 

      Rigolli, Bruna (2012) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Esta pesquisa tem por finalidade compreender como os enunciados da Etnomatemática, referentes à diversidade cultural e à produção social do conhecimento matemático, produzem determinadas formas de ser e agir do sujeitoprofessor ...