• A avaliação em matemática como prática classificatória : produção de excluídos 

      Gomes, Alexsandro Ramos (2014) [Trabalho de conclusão de graduação]
      No presente trabalho tem-se por objetivo tencionar as questões pertinentes ao processo de avaliação em matemática e investigar as implicações de tal processo em suas dimensões pedagógica, ética e social. Interroga-se, ...
    • Blocos lógicos no ensino de matemática : experiências de professores nos anos 1970 

      Dahm, Francine (2012) [Trabalho de conclusão de graduação]
      O trabalho consiste em uma pesquisa sobre a utilização dos blocos lógicos no ensino de matemática. Tem como objetivos tratar sobre o uso, o desuso e as possíveis contribuições dos blocos lógicos, questionando os motivos ...
    • Compreendendo conceitos em Geometria: área e perímetro 

      Quevedo, Gabriel Almeida (2010) [Trabalho de conclusão de graduação]
      O objetivo deste trabalho foi identificar possíveis dificuldades apresentadas pelos estudantes na compreensão dos conceitos de perímetro e área, analisando para isso algumas resoluções de problemas realizadas por esses ...
    • Conceitos de trigonometria na perspectiva da teoria dos campos conceituais 

      Nogues, Camila Peres (2013) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Este trabalho tem como objetivo propor uma sequência didática que possa contribuir na construção dos conceitos básicos de trigonometria no triângulo retângulo. Para isso, foram utilizados como fundamentação teórica a Teoria ...
    • Ensino de estatística descritiva no Ensino Médio 

      Pariz, Jéssica Córdova de (2013) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Este trabalho pretende apresentar um estudo sobre o ensino de Estatística Descritiva para o Ensino Médio. Para isso primeiramente foi feita uma análise curricular para se ter conhecimento de quais seriam os conteúdos de ...
    • O ensino de matemática escolar sob uma perspectiva crítica 

      Lima, Diego Fontoura (2012) [Trabalho de conclusão de graduação]
      O presente trabalho ilustra a defesa por uma Educação Matemática crítica. Para tanto, realizamos um exame teórico sobre o assunto, assim como uma análise de um conjunto de atividades, em um projeto proposto para estudantes ...
    • Estratégias de trabalho para a aprendizagem de operações com números inteiros 

      Martini, Grasiela (2010) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Este trabalho tem como tema apresentar estratégias didáticas que auxiliem na aprendizagem de operações com números inteiros. As leituras das referências bibliográficas mostraram a utilidade em desenvolver este conteúdo, ...
    • Um estudo sobre os "modos de fazer” docentes: convergências distaciamentos entre a “didática da matemática” de Malba Tahan e os PCN 

      Boéssio, Cândida Ortiz (2014) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Este Trabalho de Conclusão de Curso consiste em uma pesquisa situada no campo da História da Educação Matemática sobre os “modos de fazer” docentes do professor de Matemática. Tem como objetivos compreender, através da ...
    • Explorando o conceito de área com o tangram 

      Berger, Carolina Chiarelli (2013) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Neste trabalho investigou-se o Tangram como auxilio no ensino-aprendizagem do conceito e do cálculo de áreas e identificou-se indícios de aprendizagem. Para responder a essa questão, foi desenvolvida uma sequência didática ...
    • Ideias associadas à fração: abordagens históricas e didáticas 

      Silva, Taís da (2010) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Neste estudo são enfatizados aspectos históricos e abordagens didáticas relativos às frações, tendo em vista a teia de sentidos e significados a que estão ligadas, em particular os de medida, quociente e razão. Através de ...
    • Modelagem matemática e esportes 

      Andrades, Diego Matos de (2010) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Este trabalho tem por objetivo investigar como o processo de Modelagem Matemática dentro da perspectiva de ensino, aliado à temática dos esportes, pode facilitar a compreensão de conceitos abordados em aula pelos alunos. ...
    • O olhar do professor sobre aprendizagem algébrica no Ensino Fundamental : práticas e teorias 

      Soares, Heloisa Helena Ramos (2012) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Neste trabalho tem-se como objetivo o estudo relativo aos processos de ensino e de aprendizagem da Álgebra no Ensino Fundamental, bem como a caracterização de concepções que alguns professores trazem de suas experiências ...
    • Reflexões sobre o cotidiano escolar e a relação dos alunos com o saber 

      Dergam, Maria Josefina Dutrenit (2014) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Este trabalho investiga, a partir de uma prática de ensino aprendizagem em matemática, se é possível provocar em estudantes reflexões no que concerne às suas relações com o saber e com o ato de aprender matemática. As ...
    • Sobre a aprendizagem da multiplicação dos números negativos 

      Neves, Dayane Cristina das (2012) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Este trabalho tem os objetivos de identificar e discutir as dificuldades envolvidas no ensino e na aprendizagem da multiplicação de números negativos. Com esses objetivos, foram entrevistados futuros professores, licenciandos ...