Navegação TCC Letras por Autor "Naujorks, Jane da Costa"
Resultados 1-10 de 10
-
A constituição de sentidos no ato de leitura : um olhar pedagógico sobre a formação de um sujeito-leitor
Pavani, Leonardo Figueredo (2018) [Trabalho de conclusão de graduação]O presente trabalho propõe uma reflexão a respeito da formação de leitores no ensino básico público, entendendo que a leitura é parte fundamental no estabelecimento do sujeito na sociedade e que, atualmente, a escola é o ... -
Corrigir ou avaliar : abordagem do texto escolar
Oliveira, Ana Carolina Rosa Posuelo de (2015) [Trabalho de conclusão de graduação]Este trabalho tem como objetivo apresentar como é realizada a avaliação escolar e questioná-la. Partindo de práticas comuns de avaliação, busquei discutir como superá-las para que esse momento se tornasse mais produtivo ... -
De letrista a educadora : formação como professora na licenciatura em letras da UFRGS
Dal Farra, Rossana de Souza Medeiros (2022) [Trabalho de conclusão de graduação]O trabalho, aqui desenvolvido, trata sobre minha experiência como professora em formação no contexto do curso de Letras licenciatura - Português e Inglês da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Para tanto, ... -
A escrita como ato de linguagem
Guedes, Débora Chaves (2013) [Trabalho de conclusão de graduação]O presente Trabalho de Conclusão de Curso tem por objetivo refletir sobre o ensino/aprendizagem da escrita na escola, assim como visa contemplar a forma como o aluno se insere como sujeito em seu texto. Para tal fim, faremos ... -
Escrita e reescrita : caminhos para a autoria e para o aprendizado
Maciel, Fernanda Dornelles (2014) [Trabalho de conclusão de graduação]Este trabalho tem como objetivo discutir de que forma a reescrita de textos dos alunos pode configurar-se como um processo real de ensino e aprendizagem. Entende-se que, através dela, o aluno pode tornar-se sujeito e autor, ... -
Estágio de docência : o curso de letras licenciatura e o PIBID no preparo do licenciado para a prática docente
Haag, Débora Plocharski (2015) [Trabalho de conclusão de graduação]Este trabalho tem como objetivo averiguar a importância da inserção do estudante de licenciatura no ambiente escolar desde os primeiros semestres de graduação, e destacar o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à ... -
Interdisciplinaridade na aula de língua portuguesa : texto e leitura como parte da construção desse processo em experiências de sala de aula através do PIBID
Freitas, Guilherme Ramires de (2018) [Trabalho de conclusão de graduação]O objetivo deste trabalho é fazer um recorte sobre o tema aula de língua portuguesa e interdisciplinaridade e descrever como se deu esse diálogo em nossas experiências do-centes pelo Programa Institucional de Bolsas de ... -
Leitura crítica em sala de aula : há espaço para a formação do sujeito-leitor?
Moreira, Fabiane Pereira dos Santos (2012) [Trabalho de conclusão de graduação]A presente monografia propõe uma reflexão sobre a leitura crítica e a formação do sujeito-leitor em sala de aula. Para isso foi realizada uma pesquisa de campo em uma escola pública estadual e em uma federal, com o intuito ... -
Mitologia e aprendizagem significativa : reflexões sobre a prática docente através de um projeto de ensino
Brugnera, Camila Dal-Ri (2021) [Trabalho de conclusão de graduação]Este trabalho consiste em apresentar o desenvolvimento, a base teórica e reflexões sobre a aplicação de um projeto de ensino de Língua Portuguesa desenvolvido para o sexto ano do ensino fundamental de uma escola pública ... -
A reescrita de produções textuais voltadas à preparação para o ENEM
Ramos, Ana Paula Anghinoni (2016) [Trabalho de conclusão de graduação]Este trabalho tem como tema central a reescrita de produções textuais voltadas para a preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Partindo do pressuposto de que escrever é reescrever, o objetivo foi que os ...