Mitologia e aprendizagem significativa : reflexões sobre a prática docente através de um projeto de ensino
Visualizar/abrir
Data
2021Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
Este trabalho consiste em apresentar o desenvolvimento, a base teórica e reflexões sobre a aplicação de um projeto de ensino de Língua Portuguesa desenvolvido para o sexto ano do ensino fundamental de uma escola pública em Porto Alegre. A motivação para o desenvolvimento deste trabalho de conclusão tem origem no desejo de compartilhamento de reflexões com potencial útil para a prática de ensino, não se restringindo, desta forma, ao círculo acadêmico. A elaboração do projeto de ensino foi motiva ...
Este trabalho consiste em apresentar o desenvolvimento, a base teórica e reflexões sobre a aplicação de um projeto de ensino de Língua Portuguesa desenvolvido para o sexto ano do ensino fundamental de uma escola pública em Porto Alegre. A motivação para o desenvolvimento deste trabalho de conclusão tem origem no desejo de compartilhamento de reflexões com potencial útil para a prática de ensino, não se restringindo, desta forma, ao círculo acadêmico. A elaboração do projeto de ensino foi motivada pelo desejo de melhorar a experiência dos alunos em sala de aula, valorizando seus conhecimentos prévios e desenvolvendo conteúdos escolares de forma contextualizada. Por isso, foi desenvolvido a partir da análise de necessidades dos alunos e de um apanhado teórico contrário à estrutura do ensino tradicional. Através dos conhecimentos sobre mitologia ― conteúdo eleito para trabalho em sala de aula ― são explorados aspectos referentes ao letramento e à formação cidadã dos alunos. A temática é considerada um fator motivacional e foi eleita por estar fortemente presente entre as referências dos alunos e, por isso, favorecer a aprendizagem significativa. Conclui-se, a partir das reflexões sobre o desenvolvimento do projeto, a importância de compartilhar as experiências de docência dentro e fora da academia. ...
Abstract
This paper consists of presenting the development, theoretical background and considerations on implementing a Portuguese teaching project developed for a sixth grade of elementary school in a public school in Porto Alegre. The motivation for the development of this paper originates from the desire to share considerations with useful potential for teaching practice, thus not being restricted to the academic circle. The elaboration of the teaching project was motivated by the desire to improve t ...
This paper consists of presenting the development, theoretical background and considerations on implementing a Portuguese teaching project developed for a sixth grade of elementary school in a public school in Porto Alegre. The motivation for the development of this paper originates from the desire to share considerations with useful potential for teaching practice, thus not being restricted to the academic circle. The elaboration of the teaching project was motivated by the desire to improve the students' experience in the classroom, valuing their previous knowledge and developing school content in a contextualized way. For this reason, it was developed from the analysis of students' needs and from a theoretical background opposite to a traditional education structure. Through knowledge about mythology ― content chosen to be used in the classroom ― aspects related to students' literacy and citizenship education are explored. The theme is considered a motivational element and was chosen because it is strongly present among students' references and, therefore, fosters meaningful learning. It is concluded, from the considerations on the development of this project, the importance of sharing the teaching experiences inside and out the academic context. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Letras. Curso de Letras: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Letras (1219)
Este item está licenciado na Creative Commons License