• Aceleração da deformação interativa de corpos sólidos usando GPU 

      Maule, Marilena (2009) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Aplicativos que visam simular o comportamento físico de corpos deformáveis são importantes ferramentas científicas, também exploradas em jogos e animações computacionais. O primeiro passo para fazer uma simulação é modelar ...
    • Análise de medidas biométricas em jogos de realidade virtual 

      Souza, Gustavo Laguna de (2018) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Usamos realidade virtual de forma a passar a sensação de imersão e realidade a um indivíduo em uma aplicação de tempo real. Apesar do conceito ser antigo, a sua viabilidade e disponibilidade para a população é um conceito ...
    • An implementation of adaptive difficulty systems for challenging video games 

      Tagliaro, Leonardo Ramos Gonzalez (2022) [Trabalho de conclusão de graduação]
      The Video Games Industry has learned through trial and error how to make digital games appeal to broad audiences. Qualities such as pleasing aesthetics, appealing story and con cise playability are requirements for player ...
    • Aplicação mobile para visualização de grandes quantidades de objetos 3D em realidade aumentada 

      Fogazzi, Felipe Vacaro (2022) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Existe um problema com a quantidade de lixo produzida no mundo e nos propomos a criar uma peça de "software" que ajudasse as pessoas a terem consciência do lixo que elas produzem. Para a realização deste estudo foi criado ...
    • Blind counter-strike : um jogo de FPS para deficientes visuais 

      Costa, Diogo (2013) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Durante as últimas décadas o mundo dos jogos eletrônicos sofreu uma profunda revolução com o avanço tecnológico. Entre as sub-áreas que se beneficiaram com isso se incluem a melhora significativa na renderização de gráficos, ...
    • Brain computer interface based on motor movement and imagery tasks for controlling virtual arm 

      Frazão, Caiã de Aragão (2018) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Ao longo das últimas décadas, os seres humanos buscam formas alternativas de se comunicar com máquinas ou sistemas a fim de superar as dificuldades impostas pelas limitações biológicas, deficiências ou apenas para criar ...
    • CAVE desktop para jogos 3D em primeira pessoa 

      Roman, Fernando José (2010) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Os jogos estão por toda a parte, e com a sensível melhora nos gráficos nos últimos anos, um novo desafio é o de criar interfaces melhores que ampliem a experiência sensorial dos jogadores. Nesse contexto, este trabalho ...
    • Detector : um sistema de monitoramento de pessoas utilizando microcontroladores e smartphones 

      Reus, Martin (2012) [Trabalho de conclusão de graduação]
      A saúde ou limitações na locomoção de uma pessoa são fatores que podem influenciar na sua independência. Prover uma forma de monitoramento eficiente, com a menor invasividade possível, pode ser um meio de aumentar o grau ...
    • Um estudo da visualização imersiva para manipulação de moléculas 

      Costa, Luís Antônio Leite Francisco da (2016) [Trabalho de conclusão de graduação]
      A visualização de dados de forma imersiva utiliza equipamentos de realidade virtual que possibilitam ao usuário ver e interagir com entidades em um ambiente virtual. A área teve um grande desenvolvimento nas últimas décadas ...
    • Um estudo de interação com displays grandes usando dispositivos iOS 

      Silva, Tomaz Rocha da (2011) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Neste artigo vê-se o desenvolvimento e o estudo de novas técnicas de interação adaptadas ao paradigma de interação entre os usuários e o ambiente. O trabalho está organizado em sete capítulos nos quais se vê o desenvolvimento ...
    • Estudo de interação e implementação de um aplicativo para smartwatch 

      Valer, Rafael (2017) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Nos dias de hoje, os dispositivos vestíveis vêm ganhando muito espaço no mercado global. Dentre todos os mais variados tipos deste conjunto, o que mais vem se destacando é o smartwatch, que nada mais é que um relógio ...
    • Estudo sobre a colaboração em exergames : o modo colaborativo do Running Wheel 

      Silva, Rodrigo Nunes Moni da (2015) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Nos dias atuais, os jogos eletrônicos fazem parte do cotidiano de diversas pessoas, que buscam diversão, distração, entre outros motivos. Entretanto, a maioria deles não estimula fisicamente os jogadores, o que acaba ...
    • Estudo sobre a performance de planejamento de caminhos utilizando Diagramas de Voronoi 

      Coelho, Fernando Gabriel Machado (2012) [Trabalho de conclusão de graduação]
      O planejamento de caminhos é a ação de levar um agente de um ponto a outro em um mundo virtual ou real. As técnicas utilizadas para atingir este objetivo devem, também, evitar colisões com os objetos e outros agentes. Neste ...
    • Explorando ambientes 3D para aulas virtuais 

      Rodrigues, Caio Fonseca (2021) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Com o início da pandemia do coronavírus, a grande maioria de professores e alunos on line no mundo todo foram forçados a se adaptar à ambientes online como Zoom e Meets para realizar suas aulas e diferentes tarefas. Aulas ...
    • Geração de terrenos virtuais realistas e de grande dimensão via aprendizado de máquina 

      Henz, João Batista Manique (2019) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Este trabalho tem como objetivo explorar GANs (Rede Generativas Adversariais) em relação a sua eficiência em resolver problemas já conhecidos da área de PTG (Geração Procedural de Terrenos), como a ausência de mecanismos ...
    • Hom3Draft : uma ferramenta imersiva para projeto de interiores 

      Santos, Iuri Blanco dos (2017) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Ferramentas para Projeto de Interiores podem tornar-se significativamente mais eficazes através do uso de paradigmas de interação natural e imersiva. Embora nossa pesquisa tenha apontado diversas aplicações que já tiram ...
    • Implementação e teste de um algoritmo planejador de caminhos em um jogo de estratégia de tempo real 

      Ferreira, José Antônio Salini (2010) [Trabalho de conclusão de graduação]
      O planejamento de caminhos faz parte dos principais módulos de um sistema multiagente com ambientes dinâmicos, e tem como objetivo ajudar a garantir um nível mínimo de autonomia de movimentação aos agentes. Simulações ...
    • Influência da propriocepção na memória espacial : um estudo com jogos imersivos e convencionais 

      Saldanha, Elias Osterlund (2018) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Com o advento da realidade virtual comercialmente viável e disponível para o consumidor em larga escala, perspectivas previamente visitadas podem ser reconsideradas. Atualmente, a indústria do entretenimento influencia ...
    • Integração disambiguation canvas e unitymol : interação 3D em ambientes densos 

      Silva, Márcio José Mello da (2014) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Os sistemas virtuais: simuladores, jogos, serious games, estão cada vez mais reais e são capazes de renderizar imagens em alta qualidade, cada vez mais realísticas. Entretanto, ainda persiste o problema de como interagir ...
    • Interação gestual em jogos educativos utilizando o sensor de movimentos Kinect 

      Guerra, Lucas Lippert Iochpe Reichmann (2013) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Neste trabalho é proposto um meio de interação gestual aplicável ao sensor de movimentos Kinect para ser utilizado por um jogo eletrônico educativo que foca o ensino da mistura de cores (utilizando o modelo subtrativo) ...