Influência da propriocepção na memória espacial : um estudo com jogos imersivos e convencionais
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Data
2018Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Outro título
Influence of Proprioception on Spatial Memory: a Study with Immersive and Conventional Games
Assunto
Resumo
Com o advento da realidade virtual comercialmente viável e disponível para o consumidor em larga escala, perspectivas previamente visitadas podem ser reconsideradas. Atualmente, a indústria do entretenimento influencia fortemente os esforços na área, mas há outras direções dignas de recursos. Jogos sérios desenvolvidos para treinamento e educação proporcionam um ambiente seguro para o aprendizado, mas frequentemente carecem de imersão potencialmente fundamental para a experiência. Este trabalho ...
Com o advento da realidade virtual comercialmente viável e disponível para o consumidor em larga escala, perspectivas previamente visitadas podem ser reconsideradas. Atualmente, a indústria do entretenimento influencia fortemente os esforços na área, mas há outras direções dignas de recursos. Jogos sérios desenvolvidos para treinamento e educação proporcionam um ambiente seguro para o aprendizado, mas frequentemente carecem de imersão potencialmente fundamental para a experiência. Este trabalho procura analisar os benefícios da imersão na memória espacial em ambientes virtuais. Foram realizados testes com usuários em múltiplas variações de uma mesma aplicação, alterando-se apenas o método de interação usuário-sistema. As variações desenvolvidas incluíram interfaces digitais clássicas no formato FPS e duas versões em realidade virtual, room-scale e standing-only. As variáveis analisadas incluíram o tempo de duração do exercício, o número de jogadas realizadas e o número de falhas repetidas. Os resultados não foram signficativamente indicativos de uma possível influência positiva da imersão na eficiência e eficácia do aprendizado, necessitando de estudos adicionais. ...
Abstract
With the advent of virtual reality becoming commercially viable and available to the consumer on a large scale, previously visited perspectives can be reconsidered. Currently, the entertainment industry heavily influences the efforts on the field, but there are other directions worthy of the resources. Serious games developed for training and education purposes provide a safe space for learning, but often lack the immersion potentially fundamental to the experience. This work aims to analyze th ...
With the advent of virtual reality becoming commercially viable and available to the consumer on a large scale, previously visited perspectives can be reconsidered. Currently, the entertainment industry heavily influences the efforts on the field, but there are other directions worthy of the resources. Serious games developed for training and education purposes provide a safe space for learning, but often lack the immersion potentially fundamental to the experience. This work aims to analyze the benefits of immersion in spatial memory in virtual environments. To this end, experiments were conducted with multiple variations of a same application, altering only the user-system interaction method. The variations developed included classical digital interfaces in the FPS format and two virtual reality versions, room-scale and standing-only. The variables analyzed included the duration of the exercise, the number of moves performed and the number of repeated mistakes. The results were not significantly indicative of a potential positive influence of immersion on the efficiency and efficacy of learning, requiring further studies. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Informática. Curso de Ciência da Computação: Ênfase em Ciência da Computação: Bacharelado.
Coleções
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TCC Ciência da Computação (1025)
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