• Interface vibrotátil vestível para GPS 

      Conte, Gabriel Figueiredo (2018) [Trabalho de conclusão de graduação]
      A utilização de equipamentos com capacidade computacional e de comunicação vêm se tornando cada vez mais recorrente no dia a dia das pessoas. Isso acaba abrindo uma quantidade de possibilidades inestimável de inovações que ...
    • Otimização de desempenho em planejadores de caminho usando campos potenciais 

      Fischer, Leonardo Garcia (2008) [Trabalho de conclusão de graduação]
      A animação de personagens autônomos interessa a muitas áreas, tais como filmes, jogos e simulações. O seu principal objeto de estudo é a definição de maneiras de repro-duzir, de forma realística, um dado ser (seja ele vivo, ...
    • Percepção de velocidade em ambientes virtuais imersivos 

      Echevengua, Filipe da Silva (2015) [Trabalho de conclusão de graduação]
      O grande problema que envolve a realidade virtual é a percepção da movimentação humana dentro de um ambiente virtual (AV) e, consequentemente, a aproximação dessa percepção à realidade. Atualmente, muitas técnicas tentam ...
    • Presença, usabilidade, diversão e conforto em jogos de realidade virtual : um estudo com usuários 

      Rachevsky, Douglas Cavalli (2018) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Este trabalho tem como base a criação e avaliação de um jogo de realidade virtual (RV), cujos resultados poderão auxiliar os desenvolvedores e pesquisadores da área de jogos na criação de diretrizes para melhorar experiências ...
    • Proposta e implementação de uma ferramenta para análise de imagens de retinografia digital 

      Gutterres, Daniel Muptualis Maraschin (2010) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Existe atualmente uma carência de profissionais de saúde especialistas em exame de retinografia trabalhando para o SUS, e por causa disso uma grande parcela da população não possui o atendimento e acompanhamento adequado ...
    • Real-time path planning in large dynamic environments based on a Voronoi diagram 

      Hartmann, Jonas (2010) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Planejamento de caminho é a habilidade de encontrar um caminho livre de obst áculos a partir de uma posição inicial arbitrária até uma posição nal dada. Uma limitação no momento de procurar este caminho, é o tamanho do ...
    • Similarity collect : clustering of saccades 

      Schievelbein, Guilherme (2015) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Eye tracking has become widely popular in number of research fields such as humancomputer interfaces, marketing, art history, and cognition over the last years. This increase in popularity is due in part to recent advancements ...
    • STC : smart travelers camera 

      Franz, Juliano Morato (2014) [Trabalho de conclusão de graduação]
      When people travel, they often encounter problems and difficulties along the way. A very common issue is to ask for the help of a stranger to take a photograph on a touristic spot. Some of the results of this short ...
    • uiGloves : uma ferramenta para interação natural através de gestos 

      Motta, Thiago Stein (2010) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Esse trabalho apresenta uma ferramenta interativa que foi construída visando obter um novo método de interação natural através de reconhecimento de gestos que pudesse ser utilizado para navegação em grafos. Trata-se de um ...