• Abordagem artística da cultura afro-brasileira no contexto da educação básica 

      Nejar, Clarice Dorneles (2013) [Trabalho de conclusão de graduação]
      O trabalho enfoca a cultura afro-brasileira e sua abordagem na escola básica, a partir de experiências artísticas e pedagógicas unindo teatro, musicalidade e cultura africana. São relatados espetáculos teatrais apresentados ...
    • A aprendizagem socioemocional na aula de teatro 

      Silva, Lucas Maciaseki da (2021) [Trabalho de conclusão de graduação]
      O presente trabalho reflete sobre a aprendizagem socioemocional por meio da criação e recepção de material didático para o estágio de docência em teatro, no contexto do Ensino Remoto Emergencial (ERE), durante a pandemia ...
    • O ator anfitrião : uma perspectiva festiva sobre atuação 

      Ferreira, Lauro Francisco Fagundes (2018) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Qual o papel do ator na cena contemporânea? Sob uma perspectiva plural e diversa, onde múltiplas propostas convivem sem anular-se, a atuação já não é mais definida pela construção da personagem ou por um estilo específico. ...
    • O ator/contador de histórias e sua relação com o ensino de teatro no âmbito escolar : uma teorização a partir da experiência pessoal 

      Ferreira, Guilherme Machado (2019) [Trabalho de conclusão de graduação]
      O presente trabalho é um estudo sobre a prática do ator/contador de histórias e sua relação com a prática do ensino de teatro no ambiente escolar. Representa uma tentativa de teorizar uma pesquisa que vem sendo realizada ...
    • Ator folião : prazer, festa e encontro 

      Aliprandini, Sandro Vaccari (2019) [Trabalho de conclusão de graduação]
      O trabalho propõe a noção de Ator Folião para pensar um estado de atuação que articule criação teatral e carnaval, a partir da vivência dos blocos de rua do Rio de Janeiro e do processo criativo do espetáculo Cinza Tropical ...
    • Caderno de ins-pirações : um olhar sobre procedimentos de encenação teatral 

      Morais, Priscila Soares (2018) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Esse trabalho pretende refletir sobre os procedimentos de criação teatral, sob o ponto de vista da direção, com base na criação do epetáculo Caderno de Ins-pirações, assim como investigar qual o papel do diretor teatral e ...
    • Capital : o gesto atoral como elemento fundamental à eclosão da forma pela técnica em um espetáculo 

      Bressiani, Vandaceli Xavier (2017) [Trabalho de conclusão de graduação]
      O presente trabalho pretende refletir sobre aspectos da criação do espetáculo Capital, enfocando a criação da personagem D. Fulana desenvolvido por essa pesquisadora. Capital oportunizou e serviu como Estágio de Atuação, ...
    • Carnavalização da atuação : vivências entre o teatro e a festa 

      Ferreira, Bruna Avila (2019) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Este trabalho pensa a possibilidade de uma atuação carnavalizada a partir da experiência vivenciada pela autora no carnaval de blocos de rua, na cidade do Rio de Janeiro, em uma oficina e em um processo de montagem teatral. ...
    • Cartografia da experiência : olhares de uma atriz viajante 

      Soares, Caroline Genro (2021) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Sobre experiências. Sobre lugares, pessoas, sentimentos e sensações. Por meio de diários, conversas, relatos e lembranças, este Trabalho de Conclusão de Curso mostra as duas faces de uma jovem viajante: como professora e ...
    • Cinco conselhos para minha vida como professora de teatro 

      Souza, Lara Mohana Pinheiro de (2021) [Trabalho de conclusão de graduação]
      O que faz o professor de teatro continuar exercendo o seu ofício, dentro do ambiente escolar? Tendo essa pergunta como ponto de partida, o presente trabalho propõe, através de entrevistas com cinco professores de teatro e ...
    • Construção do Espetáculo Intestino : uma receita desmedida para fazer das tripas coração 

      Chaves, Gabriela Silva (2019) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Este trabalho de conclusão do curso de direção teatral da UFRGS fala sobre o processo de construção e direção do espetáculo Intestino. Uma peça que mistura a verdade com a ficção assim como a biologia com a arte. É um ...
    • A construção do professor artista : experiências, vivências, expressão e criatividade 

      Silveira, Henrique Gonçalves da (2019) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Como me formo um artista? Como me formo um professor? Como me transformo num professor-artista? O presente trabalho é um estudo sobre a prática do “professor artista” e sua relação com a atividade do ensino de teatro e ...
    • A dança como linguagem no processo criativo de Alhures 

      Jung, Bibiana Santos (2022) [Trabalho de conclusão de graduação]
      O trabalho retrata o processo de criação da dança e das partituras-dança desenvolvidas no estágio de atuação nomeado ALHURES, experimentado e criado pela autora na sua graduação em Teatro, com Habilitação em Interpretação ...
    • Da necessidade aos riscos, da tentativa aos erros e acertos : vivências de um jovem ator lançando-se como professor de teatro no interior do Rio Grande do Sul 

      Gonçalves, Rodrigo Rocha (2016) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Este trabalho é um relato de experiências jovem ator que começa sua carreira na cidade de Rio Grande e, por necessidade, acaba virando professor de teatro na cidade de Uruguaina. Relata tambéma as experiências extra palco ...
    • Da sala de aula para o palco : caminhos de um professor diretor 

      Silva, Jardel Rocha da (2022) [Trabalho de conclusão de graduação]
      O Trabalho de Conclusão de Curso ‘’Da sala de aula para o palco: caminhos de um professor diretor’’ é construído através das vivências do professor e diretor de teatro Jardel Rocha em diferentes locais de ensino. Através ...
    • O despertar docente : experiência e afeto na construção de um professor de teatro 

      Felix, Juliano Camargo da Silva (2023) [Trabalho de conclusão de graduação]
      O trabalho reflete sobre a construção da identidade docente do autor, a partir da narrativa de duas experiências marcantes e decisórias da sua trajetória na arte e na educação: uma como ator do Grupo de Teatro Leva Eu, da ...
    • Encontro de si : o processo de uma atriz em formação 

      Santos, Mariana Fernandes dos (2021) [Trabalho de conclusão de graduação]
      O trabalho analisa o processo de formação da atriz e autora do mesmo, desde seu primeiro contato com o teatro até o final da graduação. Em um primeiro momento, é relatado o desconforto ao atuar e falta de crença no próprio ...
    • Eu, Ofélia e Julieta : entre depoimento e criações de personagem em Ainda nem amanheceu 

      Rhoden, Eduarda Ferla (2022) [Trabalho de conclusão de graduação]
      O presente trabalho busca analisar a pluralidade de referências presentes na realização do vídeo-espetáculo Ainda nem amanheceu e o processo de criação das personagens Julieta e Ofélia em composição com o relato da atriz ...
    • Falando a mesma língua : pedagogias de uma professora-MC 

      Cardoso, Suzane Rodrigues (2019) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Falando do coletivo, falando da outra, falando de si, falando a mesma língua: um trabalho que aborda as experiências de uma professora que se descobre poeta e MC e investiga as provocações deste “entre lugar’ marcado pela ...
    • Monstro 

      Schneider, Maurício Antônio (2019) [Trabalho de conclusão de graduação]
      Resumo não disponível