Navegação TCC Ciências Biológicas por Autor "Junqueira, Heloisa"
Resultados 21-40 de 61
-
O corpo humano e o ensino de ciências : é possível estabelecer um diálogo entre o corpo ensinado e o corpo vivido?
Oliveira, Bruno Correia de (2017) [Trabalho de conclusão de graduação]As salas de aula de Ciências e de Biologia são espaços onde diversos saberes experienciais são trazidos à tona e muitos diálogos tornam-se possível. É fundamental, através da prática docente, demonstrar que as Ciências da ... -
Curiosidade : uma fonte genuína às aprendizagens em Ciências Naturais
Reis, Ana Paula Baldini (2011) [Trabalho de conclusão de graduação]O estudo das Ciências Naturais no Ensino Fundamental pode ser espaço de exploração aprofundada àquele aluno e aprendiz, estimulados por suas curiosidades, que vivenciam os fenômenos naturais cotidianamente, por ventura se ... -
De aluno a professor : reflexões sobre uma experiência docente no curso pré-vestibular Resgate Popular
Rockenbach, Daniel Longo (2010) [Trabalho de conclusão de graduação]Os cursos de Licenciatura dos diferentes campos do conhecimento, concebidos e definidos como cursos de Formação de Professores, oportunizam aos licenciandos a incorporação de aprendizagens específicas e estreitamente ... -
A diversidade no corpo docente : professores/as homossexuais, heteronormatividade e construção da identidade sexual
Mattos, Eduardo Trusz de (2019) [Trabalho de conclusão de graduação]O ensaio apresentado originou-se de uma problematização pouco frequente sobre a heteronormatividade e seus efeitos no âmbito da instituição Escola, e teve a intenção de pesquisar as adversidades enfrentadas por homossexuais, ... -
Documentário Caminhos de Itapeva e BNCC : quais são as possíveis relações?
Becker, Bruna Luiza (2022) [Trabalho de conclusão de graduação]Um documentário é um material audiovisual utilizado para representar uma realidade que seus criadores acreditam ser importante ser observada e compartilhada por outras pessoas. Na sala de aula, os recursos audiovisuais ... -
Dos conteúdos sobre evolução biológica nos livros didáticos de biologia : relacionando os conhecimentos científicos e os conteúdos escolares
Capra Neto, Luiz de Freitas Barcellos (2010) [Trabalho de conclusão de graduação]O livro didático é uma das ferramentas mais comumente aplicadas pelos professores em suas aulas nas escolas de Educação Básica. Sendo as Ciências Biológicas, entre outras ciências, as que têm sido marcadamente conduzidas ... -
O encontro entre visões de mundo sobre a temática Origem da Vida : uma análise sobre as concepções de estudantes de um curso pré-vestibular
Moreira, Israel de Barros (2014) [Trabalho de conclusão de graduação]Nos tempos atuais, e em grande parte da nossa sociedade, ainda é muito presente a concepção que atribui um status hegemônico e de superioridade ao conhecimento científico. Entretanto, também existem outras visões de mundo ... -
Ensino de Biologia com experimentos : um modo de gerar alunos-pesquisadores
Horbach, Camila Albuquerque (2013) [Trabalho de conclusão de graduação]O ensino expositivo que se faz presente na maioria das escolas tem levado o aluno a uma posição de passividade, o que tem contribuldo para que, na vida fora da escola, ele seja um cidadão alienado, conduzido a isto por ... -
Entre a escola e aldeia : a natureza e a compreensão do pertencimento
Franceschi, Marceli Albertina dos Santos (2019) [Trabalho de conclusão de graduação]Ao longo de minha trajetória, tanto de vida como acadêmica, estive em alguns encontros junto a comunidades indígenas. Algumas vivências me levaram a pensar a compreensão dos povos indígenas sobre o pertencimento à natureza. ... -
Exame nacional do ensino médio : uma análise comparativa entre as questões de Biologia de Ciências da Natureza e suas tecnologias e os livros didáticos
Pezzi, Pedro Henrique (2018) [Trabalho de conclusão de graduação]O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) foi criado em 1998 para avaliar o desempenho dos alunos egressos do Ensino Médio. Porém, em 2009, o exame passou por uma reformulação e passou a ser uma forma de ingresso ao Ensino ... -
Experiências e conhecimentos produzidos na luta social : "Una historia que tiene que ver con el curso de la Vía Láctea"
Helm, Paula Fernanda Alqueres (2018) [Trabalho de conclusão de graduação]Desde a ascensão do sistema capitalista a sociedade vem sendo condenada a modelos de desenvolvimento e estilos de vida caracterizados pelo aumento da produtividade e maximização do lucro, tornando-se insustentável e exigindo ... -
Folder ambiental : um suporte educativo à divulgação científica focado na conservação da biodiversidade
Paula, Filipe Araujo de (2012) [Trabalho de conclusão de graduação]A falta de divulgação e popularização científica por parte dos centros de pesquisas das Universidades brasileiras é visível. A prioridade e os esforços estão principalmente na disseminação via periódicos acadêmicos, limitando ... -
Formação de professores : as contribuições de um programa de educação continuada
Bouchacourt, Elisa Negri (2012) [Trabalho de conclusão de graduação]Professores com uma boa formação profissional são fundamentais para uma educação de qualidade no Ensino Básico, que é onde começamos a aprender habilidades que serão usadas ao longo da vida, como a leitura, a escrita e o ... -
Gênero e sexualidade na Revista Pesquisa Fapesp (2015-2020) : limites e possibilidades ao ensino-aprendizagem
Mello, Cristiane Costa (2021) [Trabalho de conclusão de graduação]Gênero e sexualidade são temáticas componentes do currículo escolar de Ciências e Biologia da Educação Básica. No entanto, este conteúdo nem sempre é trabalhado de modo a gerar interesse e curiosidades nas/os estudantes, ... -
Horta escolar agroecológica : um cenário instigante para ensinar Ciências?
Schroeder, Jessica Silveira (2017) [Trabalho de conclusão de graduação]No atual ensino de Ciências, evidenciam-se metodologias de ensino-aprendizagem que, ao longo do tempo, não têm contribuído na formação de estudantes ativos, autônomos e alegres, na construção dos seus saberes. Além disso, ... -
Ilustrações do corpo humano : representações de reprodução humana, sistema genital e sexo presentes nos livros didáticos de Ciências
Wieczorek, Júpiter (2022) [Trabalho de conclusão de graduação]Livros Didáticos (LD) empregam diversos elementos na composição do texto. Representações visuais em forma de ilustração permitem expressar figurativamente uma mensagem, a partir da interpretação de quem ilustra. Nos LD, ... -
A linguagem científica dos materiais didáticos e suas relações com o cotidiano dos alunos
Lima, Amanda Muliterno Domingues Lourenço de (2012) [Trabalho de conclusão de graduação]Ao longo do meu Estágio de Docência em Ciências em turma de 6ª série de uma escola pública estadual, situada em Porto Alegre, me preocupava com a linguagem que utilizaria na elaboração dos materiais didáticos de modo a ... -
Livro didático e sexualidade : abordagens sobre o corpo e a saúde sexual humana
Meister, Mariana Vianna (2010) [Trabalho de conclusão de graduação]A Sexualidade humana é concebida como um dos componentes marcantes do desenvolvimento humano, presente nas mais variadas fases da vida. Saúde sexual e reprodutiva e bem-estar são essenciais para que as pessoas tenham vidas ... -
Motivação em sala de aula : abordagens didáticas e a motivação no Ensino de Biologia
Halmenschlager, Gelson (2011) [Trabalho de conclusão de graduação]Dificuldades enfrentadas pelo corpo docente e pedagógico são visíveis no cotidiano escolar. Muitas e expressivas razões fazem com que os estudantes do Ensino Médio tenham uma relação fraca com a escola. Uma delas, já ... -
Museu Anchieta de Ciências Naturais : um espaço científico-pedagógico de aprendizagens
Flores, Alice Mainieri (2018) [Trabalho de conclusão de graduação]Durante meu percurso escolar, tive o privilégio de estudar no Colégio Anchieta, uma das melhores escolas de Porto Alegre. Ao longo da minha escolarização básica, em especial, no Ensino Fundamental, tive a oportunidade de ...