Ilustrações do corpo humano : representações de reprodução humana, sistema genital e sexo presentes nos livros didáticos de Ciências
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Data
2022Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
Livros Didáticos (LD) empregam diversos elementos na composição do texto. Representações visuais em forma de ilustração permitem expressar figurativamente uma mensagem, a partir da interpretação de quem ilustra. Nos LD, conteúdos de sexo, sistemas genitais e reprodução humana são ilustrados com representações do corpo humano que atuam com viés referencial acerca da sua aparência e forma, construindo um corpo didático padrão. O significado dos corpos é definido nas relações entre outros corpos a ...
Livros Didáticos (LD) empregam diversos elementos na composição do texto. Representações visuais em forma de ilustração permitem expressar figurativamente uma mensagem, a partir da interpretação de quem ilustra. Nos LD, conteúdos de sexo, sistemas genitais e reprodução humana são ilustrados com representações do corpo humano que atuam com viés referencial acerca da sua aparência e forma, construindo um corpo didático padrão. O significado dos corpos é definido nas relações entre outros corpos através de seus discursos, incluindo as representações visuais. Analisar o conteúdo das ilustrações em LD permite elucidar as representações repassadas ao sujeito-estudante acerca do entendimento de seus corpos. A amostra de sete livros didáticos editados entre 1998 e 2018 proveu a identificação de 72 ilustrações de teor didático-científico de corpo humano, os elementos de sua composição foram convertidos em dados qualitativos, os quais foram contabilizados a partir da sua repetição, compondo indicadores que favoreceram a criação das categorias de análise. A padronização do corpo didático ao redor da universalização de uma figura com pele branca, desprovida de pelos e neutra em sua aparência, por reducionismos dos elementos caracterizantes, atua e acaba por validar a figura hegemônica como universal representativa do corpo humano, o que apela aos padrões estéticos europeus e nega a individualidade de corpos reais. A equivalência das representações do sexo mostrou-se desemparelhada, predominando ilustrações de corpos do sexo feminino, algo que ocorre principalmente na temática pesquisada, que adquire uma inferência expositiva ao comparar com a relativa ocultação dos aspectos externos da genitália masculina. A disparidade nas representações é associada a fatores culturais acerca das expectativas relacionadas à masculinidade e à feminilidade. A completude do tema ilustrado no LD entra em cheque com o corpo didático compartimentalizado e por seu esquartejamento em sistemas e órgãos, o que também se relaciona com a própria fragmentação do conteúdo apresentado. As ilustrações do corpo humano nos livros didáticos de Ciências analisados discursam uma padronização do corpo didático nessas inferências de seu conteúdo, assim contribuindo na marginalização de corpos que fogem do padrão observado, presentes nesses materiais didáticos. ...
Abstract
The composition of textbooks apply a wide range of textual elements. Visual representations in the form of illustrations may figuratively express messages through the interpretation of the illustrator. The subjects of sex, genital systems and human reproduction are ilustrated with representations of the human body enacting as references as to its appearance and form, building a standart didactic body. The meaning of bodies is defined between the relations with other bodies through their discour ...
The composition of textbooks apply a wide range of textual elements. Visual representations in the form of illustrations may figuratively express messages through the interpretation of the illustrator. The subjects of sex, genital systems and human reproduction are ilustrated with representations of the human body enacting as references as to its appearance and form, building a standart didactic body. The meaning of bodies is defined between the relations with other bodies through their discourses, including visual representations. Analyzing the content of illustrations in textbooks allows to elucidate biases forwarded to the subject-student surrounding the meaning of their bodies. The sampling of seven textbooks edited between 1998 and 2018 provided 72 didactic-scientific illustrations of the human body, elements of its composition were converted into qualitative data, the repetition of which compounded into indicators which favored the creation of categories of analyses. The didactic body was standardized around the universalization of the figure as white skinned, hairless and neutral in its appearance; the reduction of characteristic elements enacts to and validates the hegemonic figure as an universal representative of the body which follows eurocentric aesthetic standards and denies the individuality of real bodies. The equivalence between representation of sexes was found to be uneven, bodies of the female sex predominated the illustrations, the elements present in them acquired an expositive aspect when compared to their male counterparts, which had their genitals displayed in lesser detail of their external appearance. The disparity between representation of the sexes is associated with cultural biases regarding gender and sex expectations. The completeness of the illustrated topic in textbooks is affected by the compartmentalization of the didactic body, split between organs and systems, which also relates to the fragmentation of the presented content. Illustrations in the analyzed science textbooks representing the human body show the standartment of the didactic body on these inferences of their content, thus contributing to the marginalization of bodies which do not fit the mold present in these didactic materials. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Biociências. Curso de Ciências Biológicas: Licenciatura.
Coleções
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TCC Ciências Biológicas (1353)
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