Geografia e a era planetária : Possíveis tessituras entre a BNCC e livros didáticos
Fecha
2023Nivel académico
Doctorado
Tipo
Materia
Resumo
Esta tese versa sobre o ensino de Geografia e os currículos, especificamente a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), e a possibilidade de se educar para a era planetária. O trabalho parte do pressuposto de que o ensinar e aprender Geografia pode contribuir para uma educação para a era planetária, sustentado pela (re)leitura da BNCC e dos livros didáticos. A era planetária, segundo Morin, se inicia a partir do reencontro da humanidade no contexto das Grandes Navegações, em que a lógica Ocidenta ...
Esta tese versa sobre o ensino de Geografia e os currículos, especificamente a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), e a possibilidade de se educar para a era planetária. O trabalho parte do pressuposto de que o ensinar e aprender Geografia pode contribuir para uma educação para a era planetária, sustentado pela (re)leitura da BNCC e dos livros didáticos. A era planetária, segundo Morin, se inicia a partir do reencontro da humanidade no contexto das Grandes Navegações, em que a lógica Ocidental de progresso e desenvolvimento é disseminada pelo mundo pela tríade da ciência/técnica/razão. Esse processo subjuga outros modelos de sociedade e provoca um desajuste entre natureza e sociedade, gerando problemas de ordem global: as emergências planetárias. Para lidar com esses problemas, o autor propõe a constituição de uma sociedade-mundo. Nesse cenário, aponta para a necessidade de se educar para esse contexto. Tendo o Paradigma da Complexidade como método, buscamos entender como a Geografia, a partir da BNCC, pode contribuir para uma educação para a era planetária. O objetivo geral é estudar como a Geografia, a partir da BNCC e dos livros didáticos pode, ou não, possibilitar uma educação para a era planetária. Os objetivos específicos são: identificar quais teorias curriculares estão presentes, ou não, na BNCC para o Ensino Fundamental II em Geografia; analisar se os livros didáticos de Geografia podem, ou não, contribuir para uma educação para a era planetária; avaliar como os conhecimentos propostos pela BNCC e os livros didáticos de Geografia podem, ou não, se aproximar de uma educação para a era planetária. A tese se constitui em um Pesquisa Qualitativa, de cunho bibliográfico e documental, em que utilizamos como procedimentos metodológicos a Análise Documental, leitura exploratória, leitura seletiva, leitura analítica, leitura interpretativa e Triangulação Metodológica. Identificamos que a BNCC possui habilidades que se aproximam das Teorias Tradicionais, das Teorias Críticas e das Teorias Pós-Modernas, e ainda existe um conjunto de habilidades que possui diversas leituras, que denominamos de Múltiplas Abordagens. Analisamos os livros didáticos da coleção Araribá Mais- Geografia do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental II, e observamos que existem textos verbais escritos, distribuídos por toda a coleção, que possibilitam a leitura a partir do educar para a era planetária. Na triangulação das informações obtidas, avaliamos que a BNCC possibilita uma (re)leitura, pelas unidades temáticas, habilidades e livros didáticos, para educar para a era planetária. Propomos que a presente leitura seja incorporada na formação e aperfeiçoamento de professores, bem como seja considerada como uma possibilidade na elaboração de materiais didáticos. ...
Abstract
This thesis deals with the teaching of Geography and curricula, specifically the Base Nacional Comum Curricular (BNCC), and the possibility of educating for the planetary age. The work is based on the assumption that teaching and learning Geography can contribute to an education for the planetary age, supported by the (re)reading of the BNCC and textbooks. The planetary age, according to Morin, begins with the reunion of humanity in the context of the Great Navigations, in which the Western log ...
This thesis deals with the teaching of Geography and curricula, specifically the Base Nacional Comum Curricular (BNCC), and the possibility of educating for the planetary age. The work is based on the assumption that teaching and learning Geography can contribute to an education for the planetary age, supported by the (re)reading of the BNCC and textbooks. The planetary age, according to Morin, begins with the reunion of humanity in the context of the Great Navigations, in which the Western logic of progress and development is disseminated throughout the world by the triad of science/technique/reason. This process subjugates other models of society and causes a mismatch between nature and society, generating global problems: planetary emergencies. To deal with these problems, the author proposes the constitution of a world-society. In this scenario, it points to the need to educate oneself for this context. Having the Paradigm of Complexity as a method, we seek to understand how Geography, from the BNCC, can contribute to an education for the planetary age. The general objective is to study how teaching and learning Geography, from the BNCC, can, or not, enable an education for the planetary age. The specific objectives are: to identify which curricular theories are present, or not, in the BNCC for Elementary School II in Geography; to analyze whether or not Geography textbooks can contribute to an education for the planetary age; to evaluate how the knowledge proposed by the BNCC and the Geography textbooks may, or may not, approach an education for the planetary age. The thesis is a Qualitative Research, bibliographical and documental, in which we use as methodological procedures Documentary Analysis, exploratory reading, selective reading, analytical reading, interpretive reading and Methodological Triangulation. We identified that the BNCC has skills that are close to Traditional Theories, Critical Theories and Post-Modern Theories, and there is still a set of skills that have different readings, which we call Multiple Approaches. We analyzed the textbooks of the Araribá Mais-Geografia collection from the 6th to the 9th grade of Elementary School II, and we observed that there are written verbal texts, distributed throughout the collection, which enable reading from the point of view of educating for the planetary age. In the triangulation of the information obtained, we evaluated that the BNCC enables a (re)reading, through the thematic units, skills and textbooks, to educate for the planetary age. We propose that the current of reading be incorporated in the formation and improvement of teachers, as well as be considered as a possibility in the elaboration of didactic materials. ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Geociências. Programa de Pós-Graduação em Geografia.
Colecciones
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Ciencias Humanas (7540)Geografía (848)
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