From sleuths to high-ranking officers : the literary legacy behind television women detectives
Visualizar/abrir
Data
2023Autor
Orientador
Nível acadêmico
Doutorado
Tipo
Assunto
Resumo
O presente trabalho visa demonstrar como o processo de padronização da representação de detetives mulheres em obras literárias influenciou a criação de uma personagem paradigmática no cenário das séries de TV de caráter investigativo. As detetives literárias analisadas aqui são Srta. Marple, Cordelia Gray e V. I. Warshawski, personagens principais dos romances que compõe o corpus da pesquisa, que são, respectivamente, The Murder at the Vicarage (1930), de Agatha Christie; An Unsuitable Job for ...
O presente trabalho visa demonstrar como o processo de padronização da representação de detetives mulheres em obras literárias influenciou a criação de uma personagem paradigmática no cenário das séries de TV de caráter investigativo. As detetives literárias analisadas aqui são Srta. Marple, Cordelia Gray e V. I. Warshawski, personagens principais dos romances que compõe o corpus da pesquisa, que são, respectivamente, The Murder at the Vicarage (1930), de Agatha Christie; An Unsuitable Job for a Woman (1972), de P. D. James, e Indemnity Only (1982), de Sarah Paretsky. A detetive televisiva tomada como paradigmática na representação de mulheres investigadoras é a DCI Jane Tennison, protagonista interpretada por Helen Mirren na série dramática britânica Prime Suspect (1991-2006). A análise das investigadoras é feita a partir de dois eixos, a saber, um eixo narratológico, que explora as estratégias narrativas empregadas na apresentação e caracterização das personagens, e um eixo contextual, em que são apontados fatores histórico-culturais determinantes na criação e no engajamento do público com representações de detetives mulheres. Para tanto, o referencial teórico emprega a classificação de personagens proposta por Mieke Bal (2009) e Roberta Pearson (2007), os modos exposicionais de Meir Sternberg (1978) e seus desdobramentos narrativos, e considerações de Jason Mittell (2015) acerca da estrutura narrativa de seriados televisivos entre outros, cujos trabalhos tem sido fundamental para o entendimento da construção de uma narrativa, tanto na literatura quanto na televisão, como Frances Heidensohn (1992), cujo estudo e histórico sobre as mulheres na força policial também ajudou na fundamentação deste trabalho. Esta tese contribui para os estudos acerca de estruturas narrativas e personagens literários e televisivos, e também pretende refletir sobre questões feministas ao considerar como as representações de mulheres investigadoras por parte de escritoras influenciam, até hoje, obras audiovisuais de grande repercussão. ...
Abstract
The present work aims at demonstrating how the process of standardization of the representation of women detectives in literary works influenced the creation of a paradigmatic character when it comes to television series on crime and investigation. The detectives analyzed here were Miss Jane Marple, Cordelia Gray, and V. I. Warshawski, main characters from the novels that form the literary corpus of the research, which are, respectively, Agatha Christie’s The Murder at the Vicarage (1930), P. D ...
The present work aims at demonstrating how the process of standardization of the representation of women detectives in literary works influenced the creation of a paradigmatic character when it comes to television series on crime and investigation. The detectives analyzed here were Miss Jane Marple, Cordelia Gray, and V. I. Warshawski, main characters from the novels that form the literary corpus of the research, which are, respectively, Agatha Christie’s The Murder at the Vicarage (1930), P. D. James’s An Unsuitable Job for a Woman (1972), and Sarah Paretsky’s Indemnity Only (1982). The television detective considered paradigmatic in the representation of women investigators is DCI Jane Tennison, portrayed by Helen Mirren in the British drama Prime Suspect (1991-2006). The analysis of these investigators is done through two axes, namely a narratological axis, which explores the narrative strategies employed in the presentation and characterization of the characters, and a contextual axis, in which historical-cultural factors are pointed out as determining in the creation and public engagement with representations of women detectives. To this end, the theoretical framework employs the classification of characters as proposed by Mieke Bal (2009) and Roberta Pearson (2007), the expositional modes of Meir Sternberg (1978) and their narrative implications, and considerations by Jason Mittell (2015) about the narrative structure of television series, among others, whose works have been fundamental to the understanding of the construction of a narrative, both in literature and on television, such as Frances Heidensohn (1992), whose study and history about women in police force also helped in the substantiation of this work. This thesis contributes to studies about narrative structures and literary and television characters and also intends to reflect on feminist issues by considering how the representations of women detectives written by women writers influence, to this day, audiovisual works of great repercussion. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Letras. Programa de Pós-Graduação em Letras.
Coleções
-
Linguística, Letras e Artes (2878)Letras (1771)
Este item está licenciado na Creative Commons License