O desvario realista de A lua vem da Ásia
Visualizar/abrir
Data
2023Autor
Orientador
Nível acadêmico
Mestrado
Tipo
Assunto
Resumo
Esta pesquisa tem por objetivo investigar em que medida se pode dizer que a literatura de Campos de Carvalho é surrealista e, por isso, realista, considerando como a forma estética se apresenta face aos procedimentos artísticos e aos pressupostos do movimento francês. Além disso, procuramos pensar o escritor brasileiro como uma manifestação que rompe com a tradição brasileira mais realista e, por sua singularidade e agressividade, mobiliza leitor e crítica para pensar como sua forma pode ser al ...
Esta pesquisa tem por objetivo investigar em que medida se pode dizer que a literatura de Campos de Carvalho é surrealista e, por isso, realista, considerando como a forma estética se apresenta face aos procedimentos artísticos e aos pressupostos do movimento francês. Além disso, procuramos pensar o escritor brasileiro como uma manifestação que rompe com a tradição brasileira mais realista e, por sua singularidade e agressividade, mobiliza leitor e crítica para pensar como sua forma pode ser alinhada com outros objetos estéticos produzidos por aqui. Para a realização desta análise, centrada no romance A lua vem da Ásia, abordaremos os conceitos de realismo e surrealismo, em especial, a perspectiva realista proposta por Salete de Almeida Cara e o entendimento do surrealismo por Walter Benjamin e Michael Löwy, os quais possibilitaram pensar no movimento com mais amplitude, para além do sentido escolástico que o limita aos anos 1920 e 1930 na Europa, principalmente. Tendo no horizonte esses conceitos e a análise formal da obra, cuja estrutura tensiona loucura e lucidez, é possível afirmar que ela subverte a normalidade ao mesmo tempo que se destaca de seu pano de fundo histórico, artístico e cultural. ...
Abstract
This research aims to investigate to what extent it can be said that Campos de Carvalho’s literature is surrealist and, therefore, realistic, considering how the aesthetic form presents itself in relation to the artistic procedures and assumptions of the French movement. In addition, we try to think of the Brazilian writer as a manifestation that breaks with the more realistic Brazilian tradition and, due to its uniqueness and aggressiveness, mobilizes readers and critics to think about how its ...
This research aims to investigate to what extent it can be said that Campos de Carvalho’s literature is surrealist and, therefore, realistic, considering how the aesthetic form presents itself in relation to the artistic procedures and assumptions of the French movement. In addition, we try to think of the Brazilian writer as a manifestation that breaks with the more realistic Brazilian tradition and, due to its uniqueness and aggressiveness, mobilizes readers and critics to think about how its form can be aligned with other aesthetic objects produced here. In order to carry out this analysis, centered on the novel A lua vem da Ásia, we will approach the concepts of realism and surrealism, in particular, the realistic perspective proposed by Salete de Almeida Cara and the understanding of surrealism by Walter Benjamin and Michael Löwy, which enabled think about the movement in a broader sense, beyond the scholastic sense that limits it to the 1920s and 1930s in Europe, mainly. Having these concepts in mind and the formal analysis of the work, whose structure tensions madness and lucidity, it is possible to affirm that it subverts normality while standing out from its historical, artistic and cultural background. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Letras. Programa de Pós-Graduação em Letras.
Coleções
-
Linguística, Letras e Artes (2878)Letras (1771)
Este item está licenciado na Creative Commons License