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dc.contributor.advisorOliveira, Paulo Antonio Barrospt_BR
dc.contributor.authorFernandes, Liana Eliaspt_BR
dc.date.accessioned2023-08-18T03:40:31Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/263744pt_BR
dc.description.abstractOs professores compõem uma numerosa categoria profissional de usuários da voz. O presente estudo objetivou identificar os fatores de risco ou de associação com os distúrbios de voz presentes na realidade desses profissionais. Este artigo constitui-se de uma revisão narrativa da literatura referente aos últimos cinco anos. Foram utilizadas as bases de dados Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (MEDLINE) e Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), com as palavras-chave ‘disfonia’, ‘distúrbios da voz’, ‘educadores’, ‘professores escolares’ e ‘docentes’, com seleção de oito publicações. Os resultados elencaram fatores individuais, além daqueles relacionados à organização do trabalho e ao ambiente ocupacional. Esses permitiram identificar as situações de maior vulnerabilidade associadas ao acometimento vocal, de modo a viabilizar o futuro planejamento de estratégias de prevenção e de promoção à saúde dos docentes. Conclui-se que é necessário o emprego de atenção especial aos grupos de docentes mais predispostos, a saber: o grupo feminino, o grupo da meia-idade e o grupo daqueles com comorbidades. Além disso, considera-se importante o incentivo a hábitos de prevenção, a adoção de programas de treinamento vocal e a adequação dos ambientes de trabalho.pt_BR
dc.description.abstractTeachers make up a large professional category of voice users. The present study aimed to identify the association or risk factors of voice disorders present in the reality of these professionals. This article consists of a narrative review of the literature referring to the last five years. Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (MEDLINE) and Latin American and Caribbean Literature in Health Sciences (LILACS) databases were used, with the keywords "dysphonia", "voice disorders", "faculty", "school teachers" and "professors", where eight publications were selected. The results addressed individual factors, in addition to those related to work organization and the occupational environment. These allowed identifying the situations of greater vulnerability associated with vocal impairment, enabling future strategy planning for prevention and health promotion of teachers. It is concluded that special attention needs to be given to the most predisposed groups of this professional category, namely: female teachers, middle-aged teachers and those with comorbidities. Moreover, it is important to encourage prevention habits, as well as the adoption of vocal training programs and suitability of work environments.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectVoice disordersen
dc.subjectDistúrbios da vozpt_BR
dc.subjectSchool teachersen
dc.subjectProfessorpt_BR
dc.subjectRiscos ocupacionaispt_BR
dc.subjectRisk factoren
dc.subjectOccupational risksen
dc.titleFatores de risco associados aos distúrbios de voz em professores escolares : uma revisão narrativa da literaturapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coMonteiro, Daniela Trevisanpt_BR
dc.identifier.nrb001140218pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Medicinapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2019-2021pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationCurso de Especialização em Medicina do Trabalhopt_BR


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