Mostrar el registro sencillo del ítem
Fatores de risco associados aos distúrbios de voz em professores escolares : uma revisão narrativa da literatura
dc.contributor.advisor | Oliveira, Paulo Antonio Barros | pt_BR |
dc.contributor.author | Fernandes, Liana Elias | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-08-18T03:40:31Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2021 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/263744 | pt_BR |
dc.description.abstract | Os professores compõem uma numerosa categoria profissional de usuários da voz. O presente estudo objetivou identificar os fatores de risco ou de associação com os distúrbios de voz presentes na realidade desses profissionais. Este artigo constitui-se de uma revisão narrativa da literatura referente aos últimos cinco anos. Foram utilizadas as bases de dados Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (MEDLINE) e Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), com as palavras-chave ‘disfonia’, ‘distúrbios da voz’, ‘educadores’, ‘professores escolares’ e ‘docentes’, com seleção de oito publicações. Os resultados elencaram fatores individuais, além daqueles relacionados à organização do trabalho e ao ambiente ocupacional. Esses permitiram identificar as situações de maior vulnerabilidade associadas ao acometimento vocal, de modo a viabilizar o futuro planejamento de estratégias de prevenção e de promoção à saúde dos docentes. Conclui-se que é necessário o emprego de atenção especial aos grupos de docentes mais predispostos, a saber: o grupo feminino, o grupo da meia-idade e o grupo daqueles com comorbidades. Além disso, considera-se importante o incentivo a hábitos de prevenção, a adoção de programas de treinamento vocal e a adequação dos ambientes de trabalho. | pt_BR |
dc.description.abstract | Teachers make up a large professional category of voice users. The present study aimed to identify the association or risk factors of voice disorders present in the reality of these professionals. This article consists of a narrative review of the literature referring to the last five years. Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (MEDLINE) and Latin American and Caribbean Literature in Health Sciences (LILACS) databases were used, with the keywords "dysphonia", "voice disorders", "faculty", "school teachers" and "professors", where eight publications were selected. The results addressed individual factors, in addition to those related to work organization and the occupational environment. These allowed identifying the situations of greater vulnerability associated with vocal impairment, enabling future strategy planning for prevention and health promotion of teachers. It is concluded that special attention needs to be given to the most predisposed groups of this professional category, namely: female teachers, middle-aged teachers and those with comorbidities. Moreover, it is important to encourage prevention habits, as well as the adoption of vocal training programs and suitability of work environments. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Voice disorders | en |
dc.subject | Distúrbios da voz | pt_BR |
dc.subject | School teachers | en |
dc.subject | Professor | pt_BR |
dc.subject | Riscos ocupacionais | pt_BR |
dc.subject | Risk factor | en |
dc.subject | Occupational risks | en |
dc.title | Fatores de risco associados aos distúrbios de voz em professores escolares : uma revisão narrativa da literatura | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de especialização | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | Monteiro, Daniela Trevisan | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001140218 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Medicina | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2019-2021 | pt_BR |
dc.degree.level | especialização | pt_BR |
dc.degree.specialization | Curso de Especialização em Medicina do Trabalho | pt_BR |
Ficheros en el ítem
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License
-
Ciencias de la Salud (1509)