Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorKaercher, Nestor Andrépt_BR
dc.contributor.authorPedra, Jéssica de Oliveirapt_BR
dc.date.accessioned2023-08-18T03:39:50Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/263728pt_BR
dc.description.abstractA presente pesquisa tem como objetivo dialogar com professores de Geografia sobre a percepção, as estratégias de atuação e, principalmente, sobre como eles se sentem na prática com a educação inclusiva. O caminho metodológico se dividiu em três momentos: fase exploratória, trabalho de campo e tratamento do material (MINAYO, 2002). Na fase exploratória, foram realizadas pesquisa documental e pesquisa bibliográfica. Durante a pesquisa documental, foram buscados em documentos que regem a educação no país, realizando um apanhado acerca da história da educação especial e inclusiva no Brasil. Foi possível perceber que, historicamente, houveram avanços no que tange às legislações que amparam as pessoas com deficiência no processo de inclusão escolar. Contudo, há um distanciamento entre o disposto nos documentos oficiais e a prática cotidiana nas escolas. Durante a pesquisa bibliográfica, buscou-se referenciais acerca da educação inclusiva e a formação de professores, a educação geográfica inclusiva e as produções acadêmicas relacionadas à temática produzidas no país a partir de um levantamento realizado com materiais resultantes de pesquisa por palavra-chave no acervo da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). O trabalho de campo foi consolidado a partir da realização de entrevistas narrativas com os participantes da pesquisa, que foram quatro professores de Geografia que atuam em três escolas municipais de Pelotas/RS, os quais foram questionados a fim de se conhecer a perspectiva destes acerca da inclusão escolar, buscando ir no âmago dos seus sentimentos, além de explorar suas narrativas acerca dos caminhos que escolhem para a efetivação da inclusão em sala de aula e suas experiências com este público. A etapa seguinte foi a análise do material das entrevistas. A partir das narrativas dos professores, foi possível refletir sobre o que isso nos diz, além de propor caminhos de análise e possíveis ações práticas. Ainda foi possível perceber que há o surgimento ou a construção de um perfil de sensibilidade, que invade o profissional a partir dos sentimentos de empatia, solidariedade e responsabilidade, de forma que compreenda o aluno com deficiência enquanto sujeito de direitos e, desta forma, o professor busca caminhos para a adequação e adaptação de suas metodologias, com o intento de atender com equidade todos os seus alunos.pt_BR
dc.description.abstractThis research resides in dialogue with Geography teachers about their perception, their strategies, and mainly, about how they feel in practice with inclusive education. The methodological path was divided into three phases: exploratory phase, fieldwork and content treatment (MINAYO, 2002). In the exploratory phase, documentary and bibliographical research were carried out. During the documentary research documents that govern education in the country were found, making an overview of the history of special needs education in Brazil. It was possible to perceive that, historically, there have been advances in terms of legislation that support people with disabilities in the process of school inclusion. However, there is a gap between what the official documents say and daily practice in schools. During the bibliographical research, references were sought for inclusive education and teacher training, inclusive geographic education and academic productions related to the theme produced in the country based on a survey carried out with materials resulting from research by keyword in the collection from the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations (BDTD). The fieldwork was consolidated from conducting narrative interviews with the research subjects, who were four Geography teachers who work in three municipal schools in Pelotas/RS, who were questioned to know their perspective on inclusion school, seeking to go to the core of their feelings, in addition to exploring their narratives about the paths they choose to implement inclusion in the classroom and their experiences with this public. The next step was the analysis of the interview content. From the teachers' narratives, it was possible to reflect on what they told us, in addition to proposing paths of analysis and possible practical actions. It was still possible to perceive that there is the emergence or construction of a sensitivity profile, which invades the professional from the feelings of empathy, solidarity and responsibility, so that he understands the student with a disability as a subject of rights and, in this way, the teacher seeks ways to adapt himself and adapt his methodologies, with the intention of serving all his students with equity.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectSchool inclusionen
dc.subjectGeografia escolarpt_BR
dc.subjectTeacher trainingen
dc.subjectEnsino de geografiapt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectGeography teachingen
dc.subjectInclusão escolarpt_BR
dc.subjectGeography and inclusionen
dc.subjectNarrativesen
dc.titleEntre entraves e anseios : as interfaces da inclusão escolarpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001175638pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Geociênciaspt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Geografiapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2023pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples