"Errar (biologicamente) é humano" estudo antropológico sobre as práticas de (des) materializações embrionárias através de testes pré-implantacionais
Fecha
2021Autor
Tutor
Co-director
Nivel académico
Doctorado
Tipo
Materia
Resumo
Este trabalho busca analisar as práticas de classificação embrionária em regimes de normalidade/anormalidade operadas através de técnicas de seleção de embriões conhecidas atualmente como diagnóstico genético pré-implantacional (PGT-M) e screening pré implantacional (PGT-A). Estes testes, realizados em contextos de reprodução assistida, prometem identificar, a partir do conteúdo cromossômico e genético embrionário, embriões ditos "saudáveis" para a implantação uterina. Com isso em vista, a part ...
Este trabalho busca analisar as práticas de classificação embrionária em regimes de normalidade/anormalidade operadas através de técnicas de seleção de embriões conhecidas atualmente como diagnóstico genético pré-implantacional (PGT-M) e screening pré implantacional (PGT-A). Estes testes, realizados em contextos de reprodução assistida, prometem identificar, a partir do conteúdo cromossômico e genético embrionário, embriões ditos "saudáveis" para a implantação uterina. Com isso em vista, a partir de um trabalho de orientação etnográfica, que envolveu entrevistas qualitativas com médicos/as, embriologistas/as e usuárias dos testes genéticos pré-implantacionais, análise de material midiático e de artigos científicos, mapeei as múltiplas práticas midiáticas, médicas, embriológicas e práticas de (des)materialização embrionária a partir do uso desses testes. A pesquisa teve como orientação teórico-metodológica os debates sobre os processos de produção tecnocientífica no campo dos estudos feministas da ciência e tecnologia, com ênfase nos debates "neomaterialistas" sobre a produção científica. Finalmente, a pesquisa demonstra que, apesar desses testes serem descritos como técnicas que possibilitariam implantar embriões "saudáveis", eles são perpassados por uma série de controvérsias éticas e técnicas, que acabam multiplicando noções de natureza, desenvolvimento e biologia. Dentre essas controvérsias se destacam a alta taxa de embriões "anormais" e "mosaicos" que impõe dilemas aos usos do teste e também possibilidades de (re)pensar noções de natureza para além da dicotomia normal/anormal. ...
Abstract
This work seeks to analyze the practices of embryo classification in normality/abnormality regimes operated through embryo selection techniques currently known as preimplantation genetic diagnosis (PGT-M) and preimplantation genetic screening (PGT-A). These tests, carried out in assisted reproduction contexts, promise to identify, from the embryonic chromosomal and genetic content, the so-called "healthy" embryos for uterine implantation. With this in mind, from an ethnographic orientation work ...
This work seeks to analyze the practices of embryo classification in normality/abnormality regimes operated through embryo selection techniques currently known as preimplantation genetic diagnosis (PGT-M) and preimplantation genetic screening (PGT-A). These tests, carried out in assisted reproduction contexts, promise to identify, from the embryonic chromosomal and genetic content, the so-called "healthy" embryos for uterine implantation. With this in mind, from an ethnographic orientation work, which involved qualitative interviews with physicians, embryologists and users of preimplantation genetic testing, analysis of media material and scientific articles, I mapped the multiple media practices, medical, embryological and embryonic (de)materialization practices from the use of these tests. The research had as theoretical-methodological orientation the debates about the technoscientific production processes in the field of feminist studies of science and technology, with an emphasis on the "neomaterialism" debates on scientific production. Finally, the research demonstrates that, despite these tests being described as techniques that would make it possible to implant only "healthy" embryos, they are permeated by a series of ethical and technical controversies, which end up multiplying notions of nature, development and biology. Among these controversies, the high rate of "abnormal" and "mosaic" embryos stands out, which imposes dilemmas on the uses of the test and also the possibilities of (re)thinking notions of nature beyond the normal/abnormal dichotomy. ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas.
Colecciones
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Ciencias Humanas (7479)Antropología Social (472)
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