Análise de concepções e práticas docentes de língua estrangeira usando tecnologias : um estudo de caso

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Data
2010Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
Este trabalho insere-se no campo pedagógico de Processos de Ensino e Aprendizagem, especificando-se no uso das tecnologias da informação e comunicação (TICs) na educação de línguas estrangeiras. O estudo tem como objetivo investigar como o professor de língua estrangeira (LE) compreende e usa as tecnologias nas suas práticas docentes. A base teórica é fundamentada na teoria construtivista piagetiana sobre aquisição de conhecimento. Optou-se pela realização de um estudo de caso a partir de entre ...
Este trabalho insere-se no campo pedagógico de Processos de Ensino e Aprendizagem, especificando-se no uso das tecnologias da informação e comunicação (TICs) na educação de línguas estrangeiras. O estudo tem como objetivo investigar como o professor de língua estrangeira (LE) compreende e usa as tecnologias nas suas práticas docentes. A base teórica é fundamentada na teoria construtivista piagetiana sobre aquisição de conhecimento. Optou-se pela realização de um estudo de caso a partir de entrevista e observações de práticas docentes com o uso das novas tecnologias, em uma escola pública localizada em Porto Alegre. A análise dos dados considerou as proximidades e afastamentos entre a teoria, as concepções e as práticas docentes de LE em contextos de uso das tecnologias digitais. Conclui-se que, no contexto analisado, o ensino-aprendizagem de LE com uso das tecnologias apresenta muitas proximidades com a teoria construtivista e que o uso das tecnologias deve ser acompanhado da formação docente de qualidade, ficando a importância da interdisciplinaridade, da interação do material com o sujeito e de outras questões, mas não menos importantes. ...
Resumen
Este trabajo forma parte del campo pedagógico de desarrollo de la enseñanza y aprendizaje, se especificando en el uso de tecnologías de la información y comunicación (TICs) en la educación de lenguas extranjeras. Se objetiva hacer una investigación del como el profesor de lengua extranjera (LE) comprende y usa las TICs en sus prácticas docentes. La teoría se basa en el constructivismo piagetiano de la adquisición de conocimiento. Se eligió hacer un estudio de caso partiendo de entrevista y obse ...
Este trabajo forma parte del campo pedagógico de desarrollo de la enseñanza y aprendizaje, se especificando en el uso de tecnologías de la información y comunicación (TICs) en la educación de lenguas extranjeras. Se objetiva hacer una investigación del como el profesor de lengua extranjera (LE) comprende y usa las TICs en sus prácticas docentes. La teoría se basa en el constructivismo piagetiano de la adquisición de conocimiento. Se eligió hacer un estudio de caso partiendo de entrevista y observaciones de prácticas docentes con el uso de las TICs, en una escuela pública ubicada en Porto Alegre. Las análisis de los datos consideró las proximidades y alejamientos entre la teoría, las concepciones y las prácticas docentes en LE contextualizados al uso de las TICs. Se concluye que, en el contexto analizado, la enseñanza y el aprendizaje de LE con uso de las tecnologías presenta muchas proximidades con la teoría constructivista y que el uso de las TICs debe ser acompañado de la formación de profesores de calidad, quedando la importancia de la interdisciplinaridad, de la interacción del material con el sujeto y de otras cuestiones, pero no menos importantes. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Letras. Curso de Letras: Língua Moderna: Espanhol: Licenciatura.
Coleções
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TCC Letras (1278)
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