A performance drag queen gaúcha: uma análise do consumo midiático de drags de Porto Alegre
dc.contributor.advisor | Jacks, Nilda Aparecida | pt_BR |
dc.contributor.author | Lopes, Mirella de Almeida Nogueira | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-08-12T03:47:52Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2023 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/263425 | pt_BR |
dc.description.abstract | A cena drag queen origina-se muito antes do que conhecemos hoje como um símbolo pop em filmes, na música ou em reality shows. Presentes na sociedade desde os palcos da Grécia Antiga até as representações sacras italianas, as drag queens já conquistaram seu espaço em apresentações em boates e adquiriram voz e força na representatividade política e militante da comunidade LGBTQIA+. Entretanto, o conhecimento desse nicho ainda tem muito o que ser explorado. Na presente pesquisa, estudamos drag queens de Porto Alegre como audiência, conhecendo seus consumos midiáticos para traçar relações com a criação de suas personas. Para compreender mais a respeito das drag queens, sua montação, história e desdobramentos, nos debruçamos em autores como Vencato (2002), Baker (1994), Santos (2012), Trevisan (2018), entre outros. Sobre consumo midiático, nos baseamos na conceituação de Canclini (1993), Barbosa e Campbell (2006) e Douglas e Isherwood (2005). | pt_BR |
dc.description.abstract | The origins of drag queen culture extend far beyond its contemporary association with pop symbols in movies, music, and reality shows. From the ancient Greek stage to Italian religious festivals, drag queens have been present in society and have established a strong presence in nightclub entertainment, as well as becoming prominent voices in the political and activist movements of the LGBTQIA+ community. Nevertheless, there is still much to be explored regarding this subculture, and our current research seeks to understand the media consumption habits of drag queen audiences in Porto Alegre, Brazil, in order to draw connections between their consumption patterns and the creation of their personas. To achieve a more comprehensive understanding of drag culture, its history, and its implications, we have conducted a thorough review of the works of authors such as Vencato (2002), Baker (1994), Santos (2012), and Trevisan (2018), among others. In regard to media consumption, we have based our approach on the theoretical frameworks of Canclini (1993), Barbosa and Campbell (2006), and Douglas and Isherwood (2005). | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Media consumption | en |
dc.subject | Consumo | pt_BR |
dc.subject | Teoria queer | pt_BR |
dc.subject | Drag Queens | en |
dc.subject | Estudos de gênero | pt_BR |
dc.subject | Pop culture | en |
dc.title | A performance drag queen gaúcha: uma análise do consumo midiático de drags de Porto Alegre | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | Sifuentes, Lírian | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001174469 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação | pt_BR |
dc.degree.program | Programa de Pós-Graduação em Comunicação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2023 | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
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Applied and Social Sciences (6097)