Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSanseverino, Antônio Marcos Vieirapt_BR
dc.contributor.authorDias, Rodrigo Cézarpt_BR
dc.date.accessioned2023-08-05T03:38:54Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/263230pt_BR
dc.description.abstractAo longo do século XIX, o debate crítico sobre o teatro brasileiro associou o sucesso de público de uma série de gêneros do teatro musicado à decadência do “teatro nacional”, narrativa que foi reproduzida e, nas últimas décadas, tensionada pela nossa historiografia teatral. Destacam-se nesse conjunto de obras as paródias de operetas, que adaptam libretos franceses para o cenário nacional. Diante desse quadro, proponho uma investigação acerca desse modelo de apropriação, conjugando a análise detida das paródias Orfeu na roça, de Francisco Correia Vasques, e Abel, Helena de Arthur Azevedo, e um levantamento panorâmico de obras congêneres encenadas entre as datas de estreia dessas duas peças (1868 e 1877, respectivamente). Para tanto, recorro ao cotejo entre paródias e textos parodiados, a fim de observar as dinâmicas de criação envolvidas no procedimento de adaptação, e à pesquisa em fontes primárias, orientada para o esforço de reconstituir rastros da encenação e da recepção dessas obras nos palcos fluminenses.pt_BR
dc.description.abstractThroughout the 19th century, the critical debate on Brazilian theatre associated the public success of a series of musical theatre genres with the decline of the “national theatre”, a narrative that was reproduced and, in recent decades, disputed by our theatrical historiography. Standing out in this set of works are the parodies of operettas, which adapt French librettos for the national scene. Given this situation, I propose an investigation into this appropriation model, combining a detailed analysis of the parodies Orfeu na roça [Orpheus in the countryside], by Francisco Correia Vasques, and Abel, Helena, by Arthur Azevedo, and a panoramic survey of similar works staged between the opening dates of these two plays (1868 and 1877 respectively). To do so, I resort to the comparison between parodies and parodied texts, in order to observe the creation dynamics involved in the adaptation procedure, and to research in primary sources, oriented towards the effort to reconstitute traces of the staging and reception of these works in Rio de Janeiro’s theatres.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectParodyen
dc.subjectVasques, Francisco Correia, 1839-1892pt_BR
dc.subjectAzevedo, Arthur, 1855-1908pt_BR
dc.subjectOperettaen
dc.subjectParódiapt_BR
dc.subjectMusical theatreen
dc.subjectTeatro musicadopt_BR
dc.subjectLiteraturapt_BR
dc.titleParódias de paródias : apropriações da opereta no teatro brasileiro (1868-1877)pt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.nrb001174554pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Letraspt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2023pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples