O estágio remunerado no curso de pedagogia : experiência com o trabalho docente
Visualizar/abrir
Data
2022Tipo
Outro título
Paid internship in the pedagogy course : experience with teaching work
Assunto
Resumo
O estágio não obrigatório remunerado configura-se como experiência profissional e fonte de renda para os estudantes, em um cenário cada vez mais escasso de vagas de trabalho formal. Assim, busca-se discutir o estágio não obrigatório (estágio remunerado), analisando as práticas instituídas em estreita relação com a realidade dos acadêmicos de licenciatura em pedagogia e as atividades desenvolvidas nas instituições contratantes (a escola). Elege como campo de investigação as práticas dos estágios ...
O estágio não obrigatório remunerado configura-se como experiência profissional e fonte de renda para os estudantes, em um cenário cada vez mais escasso de vagas de trabalho formal. Assim, busca-se discutir o estágio não obrigatório (estágio remunerado), analisando as práticas instituídas em estreita relação com a realidade dos acadêmicos de licenciatura em pedagogia e as atividades desenvolvidas nas instituições contratantes (a escola). Elege como campo de investigação as práticas dos estágios remunerados vinculadas aos cursos de pedagogia da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), explicitando a relação dos estágios remunerados com o processo de formação e trabalho docente. Com base em pesquisa de campo, identifica que algumas das ações desenvolvidas pelos estagiários caracterizam-se como trabalho especificamente docente. Isso reverbera na qualidade do processo educativo e formativo, pois se contratam estagiários para substituir os professores formados em diferentes áreas. ...
Abstract
Theteaching internship takes on the form of important professional experience and is a source of income for students in an increasingly scarce scenario of formal jobs. Thus, the present paper aims to discuss non-mandatory internship (paid internship), analyzing practices instituted in close relationship with pedagogy students’ reality, and the activities they carry out in their contracting schools. Our study focuses on the practices of paid internship bound to the Pedagogy courses of Western Pa ...
Theteaching internship takes on the form of important professional experience and is a source of income for students in an increasingly scarce scenario of formal jobs. Thus, the present paper aims to discuss non-mandatory internship (paid internship), analyzing practices instituted in close relationship with pedagogy students’ reality, and the activities they carry out in their contracting schools. Our study focuses on the practices of paid internship bound to the Pedagogy courses of Western Paraná State University (Unioeste), stressing the relationship between paid internship and the process of teaching education and work. Based on our field research, this paper points out that some activities developed by students are characterized a specifically teaching work. This finding affects the quality of our training process, for interns are contracted to replace teachers who graduate in different areas. ...
Contido em
Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar. Mossoró, RN. Vol. 8, n. 27 (out. 2022), p. 717-731
Origem
Nacional
Coleções
-
Artigos de Periódicos (40305)Ciências Humanas (6926)
Este item está licenciado na Creative Commons License