Documentos autobiográficos e ensino de ciências naturais : investigando docentes de uma faculdade de educação
Visualizar/abrir
Data
2023Tipo
Outro título
Autobiographic documents and teaching in natural sciences : investigating professors in a college of education
Assunto
Resumo
O objetivo deste artigo é investigar informações advindas das histórias de vida, de profissão e de formação de professores universitários da área de ensino de Ciências Naturais, atuantes na Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Trata-se de uma pesquisa qualitativa documental, cuja metodologia aplicada foi baseada na utilização de duas fontes: narrativas autobiográficas, oriundas de entrevistas disponibilizadas ao público, no portal digital da referida universidade; ...
O objetivo deste artigo é investigar informações advindas das histórias de vida, de profissão e de formação de professores universitários da área de ensino de Ciências Naturais, atuantes na Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Trata-se de uma pesquisa qualitativa documental, cuja metodologia aplicada foi baseada na utilização de duas fontes: narrativas autobiográficas, oriundas de entrevistas disponibilizadas ao público, no portal digital da referida universidade; do currículo Lattes dos sujeitos. A partir disso, foi utilizada a análise de conteúdo para interpretação dos dados coletados. Os resultados indicam que diversos elementos estão presentes na construção da trajetória de cada professor, quais sejam: as experiências vividas no ensino básico, o papel da família, professores que foram referência, realização de trabalhos sociais, a busca por mudança de profissão, as experiências vividas na graduação e mesmo as escolhas circunstanciais. Constatou-se que: as formações acadêmicas dos docentes da universidade eram compatíveis com os cargos ocupados; o tipo de envolvimento com o trabalho apresentava-se de forma heterogênea entre os sujeitos, variando entre atividades de ensino, de pesquisa e de extensão. Os resultados encontrados permitem identificar contribuições importantes da utilização das narrativas autobiográficas na pesquisa em Educação, tendo em vista o aprofundamento de compreensões sobre percursos de formação de profissionais que atuam como formadores de docentes para a Educação Básica ...
Abstract
The purpose of this article is to investigate information from the life, profession and training histories of university professors in the Teaching of Natural Sciences area, working at the Faculty of Education, at the Federal University of Rio Grande do Sul. This is a qualitative documentary research, whose applied methodology was based on the use of two sources: autobiographical narratives, derived from interviews publicly available on the digital portal of the aforementioned university; of th ...
The purpose of this article is to investigate information from the life, profession and training histories of university professors in the Teaching of Natural Sciences area, working at the Faculty of Education, at the Federal University of Rio Grande do Sul. This is a qualitative documentary research, whose applied methodology was based on the use of two sources: autobiographical narratives, derived from interviews publicly available on the digital portal of the aforementioned university; of the subjects' Lattes curriculum. From this, content analysis was used to interpret the collected data. The results indicate that several elements are present in the construction of the trajectory of each teacher, namely: the experiences lived in basic education, the role of the family, teachers who were a reference, carrying out social work, the search for a change of profession, the experiences lived in graduation and even circumstantial choices. It was found that: the academic education of university professors were compatible with the held positions; the type of involvement with work was heterogeneous among the subjects, varying between teaching, research and extension activities. The results found make it possible to identify important contributions from the use of autobiographical narratives in research in Education, with a view to deepening understandings about the training paths of professionals who work as teacher trainers for Basic Education. ...
Contido em
Tear: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia. Canoas, Revista do Mestrado Profissional em Informática na Educação (MPIE) do IFRS Campus Porto Alegre e do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências da UFRGS. Vol. 12, n. 1 (2023), p. 1-20
Origem
Nacional
Coleções
-
Artigos de Periódicos (42138)Ciências Humanas (7285)
Este item está licenciado na Creative Commons License
