Nos limites do gospel : notas sobre música e religião evangélica
Visualizar/abrir
Data
2018Tipo
Outro título
Limits of gospel : notes on music and evangelical religion
Assunto
Resumo
Este trabalho busca discutir os limites que se estabelecem para a definição da música gospel no Brasil, tal como podem ser observados desde a cidade de Porto Alegre. A primeira parte dedica-se a uma igreja evangélica e o lugar da música em seus cultos. Percebe-se o estabelecimento de limites que, por sua vez, revelam a presença de inovações que podem ser associadas ao universo gospel. A segunda parte aborda uma banda de cristãos que integra o castde uma gravadora secular. No caso desta banda, o ...
Este trabalho busca discutir os limites que se estabelecem para a definição da música gospel no Brasil, tal como podem ser observados desde a cidade de Porto Alegre. A primeira parte dedica-se a uma igreja evangélica e o lugar da música em seus cultos. Percebe-se o estabelecimento de limites que, por sua vez, revelam a presença de inovações que podem ser associadas ao universo gospel. A segunda parte aborda uma banda de cristãos que integra o castde uma gravadora secular. No caso desta banda, os limites seestabelecem para dificultar o seu trânsito para além de um circuito religioso, trânsito que está inscrito em sua proposta musical.O quadro mais geral em que se inserem as análises remete para as formas que assumem certas relações entre religião, música ecultura. ...
Abstract
This article aims to discuss the limits that are part of the definition of gospel music in Brazil based on research in the city of Porto Alegre. The first section is dedicated to an Evangelical church and and focuses on the place of music in its services. There are limits for the presence of music that, in turn, reveal the existence of innovations that can be associated to the gospel universe. The second section covers a Christian band that integrates the cast of a secular record label. In the ...
This article aims to discuss the limits that are part of the definition of gospel music in Brazil based on research in the city of Porto Alegre. The first section is dedicated to an Evangelical church and and focuses on the place of music in its services. There are limits for the presence of music that, in turn, reveal the existence of innovations that can be associated to the gospel universe. The second section covers a Christian band that integrates the cast of a secular record label. In the case of this band, certain limits hinder their transit beyond a religious circuit, opposing the band's declared aims. The forms assumed by relations between religion, music and culture constitute the more general framework for the analyzes. ...
Contido em
Religare. João Pessoa, PB. Vol. 15, n. 1 (ago. 2018), p. [217]-242
Origem
Nacional
Coleções
-
Artigos de Periódicos (40305)Ciências Humanas (6926)
Este item está licenciado na Creative Commons License