Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCapparelli, Sergiopt_BR
dc.contributor.authorFerraretto, Luiz Arturpt_BR
dc.date.accessioned2023-08-02T03:31:26Zpt_BR
dc.date.issued2005pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/262993pt_BR
dc.description.abstractPesquisa historiográfica de cunho interdisciplinar e que busca amparo teórico na economia política da comunicação, Rádio e capitalismo no Rio Grande do Sul: as emissoras comerciais e suas estratégias de programação na segunda metade do século 20 descreve, como define o seu título, cinco décadas da história de uma parte das indústrias culturais gaúchas. Para tanto, identifica, como marcos divisórios desta trajetória, dois processos de introdução e consolidação de tecnologias inovadoras, a sua época, no contexto local: o da televisão e o da freqüência modulada. Propõe, assim, a partir destes momentos, uma periodização em três fases, utilizando como referencial a estratégia mercadológica dominante em cada uma delas: de difusão, do início dos anos 50 até meados da década de 60, na qual o rádio comercial dirige-se a uma audiência sem limites quantitativos ou qualitativos; de transição, do final dos anos 50 até o início da década de 80, em que, sem superar os parâmetros anteriores e em meio à crise gerada pelo surgimento dos canais de TV, o veículo começa a buscar especificidades dentro do público; e de segmentação, de meados da década de 60 até o final dos anos 90, preponderando a irradiação para uma parcela mais definida de ouvintes, processo acelerado pela instalação crescente de estações em FM. Rádio e capitalismo no Rio Grande do Sul destaca, ainda, os conteúdos mais significativos irradiados em cada uma destas fases que conformam a história do veículo ao longo do período analisado.pt_BR
dc.description.abstractA historical interdisciplinary research with a theoretical foothold in the political economics of communication, Radio and capitalism in Rio Grande do Sul: commercial broadcasts and their programming strategies in the latter half of the twentieth century describes, as its name implies, five decades of history of a part of the gaucho cultural industries in the state. In order to do so, it identifies two landmarks in the introduction and consolidation of innovative technologies in their time and local contexts: television and frequency modulation. From these, a three-phase breakout is proposed, using the market strategy that dominated each one as reference: diffusion, between the early 50s and mid-60s, when commercial radio targets an audience without any quantitative or qualitative limits; a transition between the late 50s and the beginning of the 80s, when radios start looking for specifics among the public although not breaking the previous parameters and while still facing the crisis brought about by the first television channels; and a segmentation phase, between the mid-60s through the end of the 90s, emphasizing broadcasting to a more defined share of listeners, a process which was furthered by the increasing creation of FM radio stations. Radio and capitalism in Rio Grande do Sul also highlights the most significant content in each phase that shapes and illustrates radio history through the years under analysis.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectRádio (Comunicação) : História : Rio Grande do Sulpt_BR
dc.subjectRádio (Comunicação) : Rio Grande do Sulpt_BR
dc.subjectProgramação de rádio (Comunicação)pt_BR
dc.titleRádio e capitalismo no Rio Grande do Sul : as emissoras comerciais e suas estratégias de programação na segunda metade do século 20pt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.nrb000479359pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Comunicação e Informaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2005pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples