Análise sobre sistemas baseados em Learning Analytics (LA) para apoiar as ações pedagógicas em Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) tipo Moodle
Fecha
2019Otro título
Analysis on systems based on Learning Analytics (LA) to support pedagogical actions in Virtual Learning Environments (VLE) Moodle type
Resumo
O presente artigo é resultado da análise de sistemas baseados em Learning Analytics (LA) para apoiar as ações pedagógicass dos docentes em cursos que utilizam Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA). Realizou-se estudo bibliográfico para determinar que tipo de software vem sendo proposto por pesquisadores para apoiar as atividades docentes em cursos a distância de graduação e pós-graduação. Pretende-se verificar os trabalhos realizados que forneçam subsídios diretamente para os professores a f ...
O presente artigo é resultado da análise de sistemas baseados em Learning Analytics (LA) para apoiar as ações pedagógicass dos docentes em cursos que utilizam Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA). Realizou-se estudo bibliográfico para determinar que tipo de software vem sendo proposto por pesquisadores para apoiar as atividades docentes em cursos a distância de graduação e pós-graduação. Pretende-se verificar os trabalhos realizados que forneçam subsídios diretamente para os professores a fim de que esses possam tomar decisões pedagógicas. Exclui-se aquisistemas de Learning Analytics (LA) que forneçam informações diretamente para os alunos e que apresentem características de predição automática. Ao final da análise constatou-se uma grande utilização de LA pelas instituições de ensino tendo como foco a entrega de informções para os tutores e docentes. ...
Abstract
This article is the result of the analysis of Learning Analytics (LA) based systems to support the pedagogical actions of teachers in courses that use Virtual Learning Environments (VLE). A bibliographic study was conducted to determine what type of software hasbeen proposed by researchers to support teaching activities in undergraduate and graduate distance learning courses. It is intended to verify the works that provide subsidies directly to teachers so that they can make pedagogical decisio ...
This article is the result of the analysis of Learning Analytics (LA) based systems to support the pedagogical actions of teachers in courses that use Virtual Learning Environments (VLE). A bibliographic study was conducted to determine what type of software hasbeen proposed by researchers to support teaching activities in undergraduate and graduate distance learning courses. It is intended to verify the works that provide subsidies directly to teachers so that they can make pedagogical decisions. This excludes Learning Analytics (LA) systems that provide information directly to students and have automatic prediction characteristics. At the end of the analysis it was founda great use of AT by the Education Institutions focusing on the delivery of information to tutors and teachers. ...
En
RENOTE : revista novas tecnologias na educação. Vol. 17, n.3 (2019), p. 234-243
Origen
Nacional
Colecciones
-
Artículos de Periódicos (39552)Ciencias Humanas (6795)
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License