Operatoriedade cognitiva e experimentação virtual imersiva de Eletricidade
dc.contributor.author | Ferreira, Valter Antônio | pt_BR |
dc.contributor.author | Bos, Andréia Solange | pt_BR |
dc.contributor.author | Tarouco, Liane Margarida Rockenbach | pt_BR |
dc.contributor.author | Becker, Fernando | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-08-01T03:34:06Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2019 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1679-1916 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/262955 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho empregou a plataforma virtual imersiva 3D OpenSim, para o desenvolvimento de um experimento sobre Eletricidade. A Epistemologia Genética e a teoria da Abstração Reflexionante de Piaget foram o pano de fundo, tanto para o projeto do circuito, quanto para a coleta e análise dos dados. A gravação audiovisual da apliação da entrevista clínica em conjunto com as simulações virtuais, permitiu a coleta de informações comportamentais e de desempenho dos sujeitos. Os dados foram transcritos em protocolos, conforme o Método Clínico e a análise revelou a adequação do uso da teoria de Piaget para a criação de experimentos virtuais imersivos 3D de Eletricidade. Ademais, os sujeitos da pesquisa demonstraram o uso do pensamento formal frente às situações-problema apresentadas pelas simulações computacionais. | pt_BR |
dc.description.abstract | This work employed the OpenSim 3D immersive virtual platform for the development of an Electricity experiment. Genetic Epistemology and Piaget's Theory of Reflective Abstraction were the backdrop for both circuit design and data collection and analysis. The audiovisual recording of the clinical interview application in conjunction with the virtual simulations, allowed the collection of behavioral and performance information of the subjects. Data were transcribed into protocols according to the Clinical Method and the analysis revealed the appropriateness of using Piaget's theory for the creation of immersive 3D Electricity experiments. Moreover, the research subjects demonstrated the use of formal thinking in face of problem situations presented by computer simulations. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | RENOTE : revista novas tecnologias na educação. Vol. 17, n. 2 (2019), p. 375-384 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Virtual Immersive 3D Laboratory | en |
dc.subject | Tecnologia educacional | pt_BR |
dc.subject | Genetic Epistemology | en |
dc.subject | Laboratório virtual | pt_BR |
dc.subject | Physics Teaching | en |
dc.title | Operatoriedade cognitiva e experimentação virtual imersiva de Eletricidade | pt_BR |
dc.title.alternative | Cognitive operativeity and immersive virtual experimentation of electricity | en |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001171807 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
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