Mostrar registro simples

dc.contributor.authorFerreira, Valter Antôniopt_BR
dc.contributor.authorBos, Andréia Solangept_BR
dc.contributor.authorTarouco, Liane Margarida Rockenbachpt_BR
dc.contributor.authorBecker, Fernandopt_BR
dc.date.accessioned2023-08-01T03:34:06Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.issn1679-1916pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/262955pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho empregou a plataforma virtual imersiva 3D OpenSim, para o desenvolvimento de um experimento sobre Eletricidade. A Epistemologia Genética e a teoria da Abstração Reflexionante de Piaget foram o pano de fundo, tanto para o projeto do circuito, quanto para a coleta e análise dos dados. A gravação audiovisual da apliação da entrevista clínica em conjunto com as simulações virtuais, permitiu a coleta de informações comportamentais e de desempenho dos sujeitos. Os dados foram transcritos em protocolos, conforme o Método Clínico e a análise revelou a adequação do uso da teoria de Piaget para a criação de experimentos virtuais imersivos 3D de Eletricidade. Ademais, os sujeitos da pesquisa demonstraram o uso do pensamento formal frente às situações-problema apresentadas pelas simulações computacionais.pt_BR
dc.description.abstractThis work employed the OpenSim 3D immersive virtual platform for the development of an Electricity experiment. Genetic Epistemology and Piaget's Theory of Reflective Abstraction were the backdrop for both circuit design and data collection and analysis. The audiovisual recording of the clinical interview application in conjunction with the virtual simulations, allowed the collection of behavioral and performance information of the subjects. Data were transcribed into protocols according to the Clinical Method and the analysis revealed the appropriateness of using Piaget's theory for the creation of immersive 3D Electricity experiments. Moreover, the research subjects demonstrated the use of formal thinking in face of problem situations presented by computer simulations.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRENOTE : revista novas tecnologias na educação. Vol. 17, n. 2 (2019), p. 375-384pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectVirtual Immersive 3D Laboratoryen
dc.subjectTecnologia educacionalpt_BR
dc.subjectGenetic Epistemologyen
dc.subjectLaboratório virtualpt_BR
dc.subjectPhysics Teachingen
dc.titleOperatoriedade cognitiva e experimentação virtual imersiva de Eletricidadept_BR
dc.title.alternativeCognitive operativeity and immersive virtual experimentation of electricity en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001171807pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples