O uso de frequencímetro para inferir indícios cognitivos em alunos adultos
Visualizar/abrir
Data
2020Tipo
Outro título
The use of Heart Rate Variability to infer cognitive cues in adult learners
Assunto
Resumo
Este artigo tem como objetivo investigar a existência de correlação entre a variabilidade da frequência cardíaca e o nível da atenção de estudantes durante a realização de tarefas que demandam grande processamento cognitivo, afim de constatar se existe causa e efeito das variáveis o suficiente para influenciar os indivíduos cognitivamente durante a execução das atividades. Os resultados indicaram aumento nas variações entre os três momentos dos testes, considerando análise dos dados coletados. ...
Este artigo tem como objetivo investigar a existência de correlação entre a variabilidade da frequência cardíaca e o nível da atenção de estudantes durante a realização de tarefas que demandam grande processamento cognitivo, afim de constatar se existe causa e efeito das variáveis o suficiente para influenciar os indivíduos cognitivamente durante a execução das atividades. Os resultados indicaram aumento nas variações entre os três momentos dos testes, considerando análise dos dados coletados. Ocorreu aumento destes mesmos indicadores durante tarefas executivas, sugerindo aumento nos indícios cognitivos segundo a teoria de Thayer. Pode-se inferir que os usos de tais tecnologias são capazes de auxiliar a análise de indícios cognitivos reais em tempo de execução de uma determinada tarefa, visto que analisando os dados de amplas tecnologias tem-se o aumento esperado de atenção. Sugere-se relevante o desenvolvimento de estudos nesta área afim de criar uma ferramenta pratica e operacional capaz ajudar na escolha de um material didático mediante dados reais de cognição. ...
Abstract
This article aims to investigate the existence of a correlation between the heart rate variability and the level of attention of students during the tasks that demand great cognitive processing, in order to verify if there are cause and effect of the variables enough to influence individuals during the execution of activities. The results indicated an increase in the variations between the three moments of the tests, considering the analysis of the collected data. These same indicators increase ...
This article aims to investigate the existence of a correlation between the heart rate variability and the level of attention of students during the tasks that demand great cognitive processing, in order to verify if there are cause and effect of the variables enough to influence individuals during the execution of activities. The results indicated an increase in the variations between the three moments of the tests, considering the analysis of the collected data. These same indicators increased during executive tasks, suggesting an increase in cognitive cues according to Thayer's theory. It can be inferred that the uses of such technologies are able to aid the analysis of real cognitive evidence at the time of execution of a given task, since analyzing the data of ample technologies, one has the expected increase of attention. It is suggested that the development of studies in this area be relevant in order to create a practical and operational tool capable of helping to choose a didactic material through real data of cognition. ...
Contido em
RENOTE : revista novas tecnologias na educação. Vol. 17, n. 1 (2019), p. 134-143
Origem
Nacional
Coleções
-
Artigos de Periódicos (43428)Ciências Humanas (7544)
Este item está licenciado na Creative Commons License
