Modelo de avaliação de abordagens educacionais em realidade aumentada móvel
Visualizar/abrir
Data
2019Autor
Tipo
Outro título
Evaluation model of mobile augmented reality educational approaches
Assunto
Resumo
A inserção de tecnologias no âmbito educacional tem fomentado novos recursos e experiências educacionais aos seus usuários, capazes de auxiliar no processo de ensino e aprendizagem em diferentes áreas. Dentre as tecnologias emergentes, o uso de realidade aumentada em dispositivos móveis tem se destacado, em virtude da combinação entre os recursos de multimídia aumentada e de aprendizagem móvel. No entanto, é essencial que essas abordagens educacionais sejam devidamente avaliadas, a fim de obter ...
A inserção de tecnologias no âmbito educacional tem fomentado novos recursos e experiências educacionais aos seus usuários, capazes de auxiliar no processo de ensino e aprendizagem em diferentes áreas. Dentre as tecnologias emergentes, o uso de realidade aumentada em dispositivos móveis tem se destacado, em virtude da combinação entre os recursos de multimídia aumentada e de aprendizagem móvel. No entanto, é essencial que essas abordagens educacionais sejam devidamente avaliadas, a fim de obter evidências de sua qualidade. Este artigo tem como objetivo apresentar a proposta de um modelo de avaliação de abordagens educacionais em realidade aumentada móvel, desenvolvido a partir de estudos prévios e de uma metodologia para a definição do objetivo de avaliação, fatores de qualidade, dimensões e itens de avaliação. O modelo foi avaliado por 15 especialistas relacionados à área de concentração do instrumento e validado com base em suas asserções. Os resultados obtidos foram satisfatórios e permitiram validar a construção do modelo para futuras aplicações no âmbito educacional. ...
Abstract
The insertion of technologies in the educational scope has fomented new educational resources and experiences to its users, able to aid in the process of teaching and learning in different areas. Among emerging technologies, the use of augmented reality on mobile devices has stood out because of the combination of enhanced multimedia features and mobile learning. However, it is essential that these educational approaches are properly evaluated in order to obtain evidence of their quality. This ...
The insertion of technologies in the educational scope has fomented new educational resources and experiences to its users, able to aid in the process of teaching and learning in different areas. Among emerging technologies, the use of augmented reality on mobile devices has stood out because of the combination of enhanced multimedia features and mobile learning. However, it is essential that these educational approaches are properly evaluated in order to obtain evidence of their quality. This paper aims to present the proposal of a model of evaluation of educational approaches in mobile augmented reality, developed from previous studies and a methodology for the definition of the objective of evaluation, quality factors, dimensions, and evaluation items. The model was evaluated by 15 experts related to the area of concentration of the instrument and validated based on its assertions. The results were satisfactory and allowed to validate the construction of the model for future applications in the educational scope. ...
Contido em
RENOTE : revista novas tecnologias na educação. Vol. 17, n. 1 (2019), p. 355-364
Origem
Nacional
Coleções
-
Artigos de Periódicos (43428)Ciências Humanas (7544)
Este item está licenciado na Creative Commons License
