A literatura infantil digital e suas possíveis contribuições no processo de alfabetização e letramento : uma análise da plataforma Elefante Letrado
dc.contributor.advisor | Sperrhake, Renata | pt_BR |
dc.contributor.author | Nunes, Giullia Barbieri | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-07-28T03:37:01Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2022 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/262754 | pt_BR |
dc.description.abstract | As práticas que utilizam-se de literatura para inserção em uma realidade letrada já são extremamente benéficas para o processo de Alfabetização e Letramento de crianças. Reconhecendo a importância do incentivo à leitura para os pequenos leitores e levando em consideração as mudanças pelas quais nossa sociedade tem passado a partir da inserção das tecnologias digitais em diversos contextos de nossas vidas, urge a necessidade de compreender de que maneiras essa aliança entre as tecnologias digitais e a literatura pode contribuir para esse processo e para a criação de novos leitores. Sendo assim, o presente trabalho tem como objetivo identificar as possíveis contribuições da Literatura Infantil Digital no processo de Alfabetização e Letramento de crianças a partir de uma análise das ferramentas disponíveis na Plataforma Elefante Letrado. Para isso, foi desenvolvida uma pesquisa de abordagem qualitativa de análise documental, tendo a compreensão da própria plataforma como documento esclarecedor das questões de pesquisa estabelecidas. As análises deste trabalho foram divididas em dois eixos. No primeiro eixo, analisou-se as funcionalidades da plataforma destinadas às docentes. Enquanto o segundo eixo deu conta de analisar as ferramentas desenvolvidas para uso do aluno. Como considerações finais, aponta-se que o uso das funcionalidades propiciadas pelas tecnologias digitais aliadas à literatura na plataforma em questão podem representar uma potencial contribuição no processo de Alfabetização e Letramento de crianças, bem como no favorecimento de seus interesses pela literatura e pelas tecnologias. Todavia, evidencia-se também a necessidade de mediação da professora em determinadas funcionalidades existentes na plataforma, compreendendo as tecnologias não como a solução para todos os problemas mas como uma possível ferramenta de enriquecimento em diversos contextos. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Alfabetização | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.title | A literatura infantil digital e suas possíveis contribuições no processo de alfabetização e letramento : uma análise da plataforma Elefante Letrado | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001173432 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2022 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Pedagogia: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
TCC Pedagogia (1401)