Ensaios em economia urbana e transportes
dc.contributor.advisor | Pôrto Júnior, Sabino da Silva | pt_BR |
dc.contributor.author | Oliveira, Marianne Costa | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-07-28T03:36:45Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2023 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/262738 | pt_BR |
dc.description.abstract | Vários são os esforços realizados na literatura na tentativa de encontrar os mecanismos que levam, em última instância, ao crescimento econômico. Dentro desse amplo universo de estudos, se destaca o investimento em infraestrutura e, em especial, a infraestrutura de transportes como uma forte sugestão de política pública a ser adotada pelos policy makers como estratégia para impulsionar o desenvolvimento econômico de determinada região. Historicamente, as políticas voltadas para a infraestrutura de transporte não ocorreram de maneira homogênea ao longo do território brasileiro, ou seja, enquanto as regiões sul e sudeste se beneficiaram com a ampliação de suas estruturas de transportes, regiões como norte e nordeste se distanciaram destas na dotação desses recursos. No entanto, a partir do ano de 2008, ações do Governo Federal voltadas para a melhoria da logística de transporte nacional vêm atendendo, intencionalmente ou não, regiões como o Norte e o Nordeste do país, a exemplo da Ferrovia Norte Sul e da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL). Nesse sentido, foram realizadas análises de impacto e de cenários de previsão dos efeitos dos respectivos empreendimentos de transportes sobre as regiões atendidas. No primeiro caso, realizou-se a avaliação do impacto da ferrovia Norte Sul sobre o nível de emprego formal e a renda dos municípios afetados pela intervenção utilizando, para tanto, a metodologia de inferência causal denominada controle sintético. No segundo caso, com o auxílio do método de Equilíbrio Geral Computável, foram criados cenários para mensurar os possíveis efeitos macroeconômicos e microeconômicos que a FIOL pode promover sobre a economia baiana, uma vez que, a mesma ainda não se encontra em operação. Por fim, com o auxílio de um modelo de Vetores Auto-Regressivos (VAR) investigou-se a relação dos gastos públicos em infraestruturas de transporte, energia e comunicação com o PIB per capita das regiões Sul e Nordeste do Brasil. | pt_BR |
dc.description.abstract | There are several efforts made in the literature in an attempt to find the mechanisms that ultimately lead to economic growth. Within this broad universe of study, the investment in infrastructure and, especially transport infrastructure, stands out as a strong suggestion of public policy to be adopted by policy makers as a strategy to boost the economic development of a given region. Historically, the policies focused on transport infrastructure did not occur homogeneously throughout the Brazilian territory, that is, while the south and southeast regions benefited from the expansion of their transport structures, regions such as north and northeast distanced them from these resources. However, since 2008, the actions aimed at improving national transport logistics have intentionally or not been serving regions such as the North and Northeast of the country, such as the North South Railway and the West-East Integration Railway (FIOL). In this sense, the impact analyses and scenarios were carried out to predict the effects of the respective transport projects on the regions served. In the first case, the impact of the Norte Sul railroad on the level of formal employment and income of the municipalities affected by the intervention was evaluated, using the causal inference methodology called synthetic control. In the second case, with the help of the Computable General Equilibrium method, scenarios were created to measure the possible macroeconomic and microeconomic effects that FIOL can promote on the Bahian economy since it is not yet in operation. Finally, with the help of an Auto-Regressive Vectors (VAR) model, the relationship of public spending on transport, energy and communication infrastructures with the GDP per capita of the South and Northeast regions of Brazil was investigated. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Transport infrastructure | en |
dc.subject | Crescimento econômico | pt_BR |
dc.subject | Railways | en |
dc.subject | Infraestrutura de transporte | pt_BR |
dc.subject | Integração regional | pt_BR |
dc.subject | Economic growth | en |
dc.subject | Synthetic control | en |
dc.subject | EGC | en |
dc.title | Ensaios em economia urbana e transportes | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001172042 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Ciências Econômicas | pt_BR |
dc.degree.program | Programa de Pós-Graduação em Economia | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2023 | pt_BR |
dc.degree.level | doutorado | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Ciências Sociais Aplicadas (6072)Economia (1102)