Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.advisorMachado, Letícia Sophia Rochapt_BR
dc.contributor.authorInácio, Fernanda de Fragapt_BR
dc.date.accessioned2023-07-28T03:36:42Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/262734pt_BR
dc.description.abstractNos Anos Iniciais do Ensino Fundamental as Ciências da Natureza constituem não apenas uma área do conhecimento isolada, mas uma forma de linguagem que visa promover ferramentas para que os alunos compreendam e façam uso de saberes científicos para entender fenômenos do seu cotidiano e do mundo. Diante desta perspectiva, entende-se que a formação inicial e continuada do professor pedagogo deve prepará-lo para fazer uso de estratégias que possibilitem a autonomia do aluno frente ao seu processo de aprendizagem. De forma que, o incentive a compartilhar suas dúvidas e interesses, que o envolva na busca por respostas às suas perguntas, resultando na construção do prazer ao aprender. Assim, pensando nas possibilidades de refletir sobre a formação continuada de professores, o presente trabalho irá propor o uso de arquiteturas pedagógicas como recurso para a construção de planejamentos docentes que considerem diferentes aspectos envolvidos nos processos de ensino e aprendizagem. Nesse sentido, o objetivo do estudo é identificar os elementos necessários na construção de uma arquitetura pedagógica para formação continuada de professores para o ensino de ciências por investigação. Para contemplar esse objetivo realizou-se um estudo qualitativo de caráter exploratório. Para isso, se aplicou uma arquitetura pedagógica por meio da realização de um curso de extensão ofertado entre fevereiro e março de 2023 para professores da rede pública municipal e particular do Rio Grande do Sul. A coleta de dados aconteceu por meio da observação participante e aplicação de questionários com as docentes. Os resultados possibilitaram compreender as necessidades dos professores na Educação Básica, principalmente na Ciências da Natureza através de uma metodologia diferenciada. Essas contribuições resultaram na construção de uma arquitetura pedagógica composta por quatro aspectos: conteúdo, metodológico, tecnológico, organizacional que apresentam elementos que possibilitam refletir sobre práticas relacionadas ao ensino de Ciências por investigação.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectEducação continuadapt_BR
dc.subjectCiências da naturezapt_BR
dc.titleFormação de professoras para o ensino de ciências por investigação : uma proposta de arquitetura pedagógica para a educação básicapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001174202pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2023pt_BR
dc.degree.graduationPedagogia: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem