Show simple item record

dc.contributor.advisorPiccoli, Lucianapt_BR
dc.contributor.authorFagundes, Fabiana dos Santospt_BR
dc.date.accessioned2023-07-28T03:36:34Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/262726pt_BR
dc.description.abstractEste estudo de caso, cuja abordagem é a qualitativa, tem por objetivo compreender como ocorreu a adoção do Sistema de Ensino Estruturado do Instituto Alfa e Beto pelo município de Viamão e como cada um dos atores se movimentou durante o processo. A motivação para essa pesquisa é a compreensão da dinâmica, das visões dos sujeitos e dos processos envolvidos na adoção do Sistema de Ensino Estruturado do Instituto Alfa e Beto. Para tanto, foi adotada, como procedimento metodológico, a análise documental das postagens oficiais dos atores envolvidos no processo, em sites e redes sociais. Em relação ao referencial teórico, a pesquisa se situa no campo das políticas públicas e da alfabetização. Ao longo do trabalho, os personagens envolvidos no processo de implementação do SEE são apresentados, bem como outras informações relevantes para que sejam elucidados os papéis que cada personagem desempenhou na adoção do sistema pelo município de Viamão, tais como a situação jurídica das empresas responsáveis pelo SEE e a veiculação de notícias nos canais oficiais dos atores. Com base nos dados analisados, constatou-se que a movimentação dos professores da rede municipal de Ensino de Viamão, contrários não só à implementação do SEE, sua metodologia e práticas gerenciais, mas também à forma como foi ela conduzida pela prefeitura de Viamão e que culminou na realização de uma Audiência Pública para debater a implementação do SSE na região metropolitana de Porto Alegre, foi fator preponderante para a não continuidade do Sistema de Ensino Apostilado na rede municipal.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectProfessorespt_BR
dc.titlePacto Viamão pela alfabetização : a implementação do Sistema de Ensino Estruturado do Instituto Alfa e Beto no município de Viamãopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001173429pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2022pt_BR
dc.degree.graduationPedagogia: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record