Auto(Trans)formação da professora : refletindo o processo da prática docente em educação de jovens, adultos e idosos
View/ Open
Date
2022Author
Advisor
Academic level
Graduation
Abstract in Portuguese (Brasil)
Este trabalho de conclusão de curso teve por objetivo compreender a auto(trans)formação do processo de ser professora a partir das reflexões da prática docente realizada na Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI). Desta forma, revisitei as reflexões da prática docente que constam no diário de classe, construído durante o estágio curricular na modalidade da EJA, do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Esta pesquisa tem como abordagem metodológica o estudo ...
Este trabalho de conclusão de curso teve por objetivo compreender a auto(trans)formação do processo de ser professora a partir das reflexões da prática docente realizada na Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI). Desta forma, revisitei as reflexões da prática docente que constam no diário de classe, construído durante o estágio curricular na modalidade da EJA, do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Esta pesquisa tem como abordagem metodológica o estudo qualitativo, contemplando uma análise documental da narrativa autobiográfica, uma vez que o método adotado aproxima o pesquisador e o pesquisado, em particular, a análise do meu diário de classe enquanto pesquisadora, em caráter subjetivo. O referencial teórico utilizado apoia-se nas contribuições de autores, tais como: Josso (2004), Passeggi (2008; 2021), Arenhaldt et al (2020), Nóvoa (1992; 2019), Henz (2015) e Zabalza (2004), auxiliando nas compreensões conceituais sobre narrativas autobiográficas, professor reflexivo e autotransformação docente. Como resultados destaco oito lições emergentes - pedagogias, a saber: pedagogia do incentivo, do estímulo e do desafio a todos os estudantes; pedagogia que amplie a leitura do mundo e da palavra; pedagogia que garanta o acesso, a oportunidade e o direito à aprendizagem de todos os estudantes; pedagogia que amplie o repertório cultural dos estudantes; pedagogia carregada de sentido e significados; pedagogia que potencialize o uso de material didático concreto e lúdico na EJA; pedagogia do diálogo e da escuta sensível; e pedagogia da coletividade. Em decorrência deste estudo, aponto algumas conclusões que sinalizam novos modos de fazer uma prática docente com potência, que visam o progresso da pessoa em todas as suas dimensões: afetivo, social, cultural e política, uma educação emancipadora, onde os alunos jovens, adultos e idosos se reconheçam sendo cidadãos capazes. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Collections
This item is licensed under a Creative Commons License